Mousse de chocolate (versão saudável só com 2 ingredientes)




Há quem me diga que não sabe o que fazer ás claras dos ovos, pois eu não sei que fazer ás gemas dos ovos!
É verdade, cá em casa normalmente sobram mais gemas do que claras. As claras são ricas em proteínas e não têm gordura, para além de serem pobres em calorias, logo, são ótimas para enriquecer muitas refeições sem com isso aumentar o valor calórico. Por exemplo, se faço uma simples omelete ou ovos mexidos, ponho sempre 2 claras por cada gema.
Para além disso, há sobremesas que gosto particularmente feitas só com claras, uma delas é a torta de claras com cacau que podem ver a receita carregando aqui. Depois vêm as mousses que normalmente também dispenso as gemas. Aí as receitas são várias: Mousse de chocolate com aquabafa; Mousse de coco "light" com cobertura de chocolate preto; Mousse de lima (saudável; sem açúcar refinado, natas ou leite condensado); Mousse de Manga (com sumo de lima) saudável (sem: açúcar, natas, ovos, leite condensado); Mousse de morangos saudável ( sem natas, leite condensado nem açúcar); Mousse de chocolate com queijo quark; Mousse de chocolate saudável (sem açúcar, manteiga nem gema de ovo). Costumava ter uma certa "resistência" em fazer estas sobremesas que tanto gosto precisamente por acabar por estragar as gemas.
Desde que descobri no site da sociedade vegan a possibilidade de fazer "claras em castelo" com a água de cozer grão ( a aquafaba), esse problema acabou cá em casa.
É claro que fui ler o suficiente sobre o assunto para estar completamente à vontade com esta utilização. Desde quem é que descobriu a técnica, um francês de 33 anos, de nome Joel Roessel, tenor e apaixonado pela culinária, matemático, informático e que pratica a dieta vegana, até todas as possibilidades de utilização. E são muitas! Diria mesmo que são todas as em que usamos claras em castelo.
A questão será: "Quem é que precisa de trocar as claras por água de cozer grão? A 1ª resposta vai naturalmente para quem pratica uma dieta vegana livre de alimentos de origem animal; a 2ª vai para quem tem alergia ao ovo e a 3ª, não menos importante, vai para quem como eu adora fazer e comer mousses e muitas outras sobremesas com claras em castelo e não gosta de deitar comida fora, neste caso são as gemas.
E neste momento alguns perguntam porque é que eu não ponho também as gemas na sobremesa, sendo que a grande maioria das receitas é com as gemas e as claras em castelo. A resposta é simples: dispensando as gemas de algumas das minhas sobremesa, nomeadamente das mousses de chocolate, consigo diminuir a quantidade de gordura e consequentemente de calorias. "Grão a grão enche a galinha o papo" e é assim que vou conseguindo comer uma sobremesa todos os dias sem perder a "linha".
Não posso deixar de vos convidar a ler atentamente o que escrevi sobre a aquafaba quando partilhei a minha mousse de chocolate preferida, a Mousse de chocolate com aquabafa; Aí, para além de toda a informação sobre a aquafaba, encontram uma das minhas receitas preferidas, uma mousse de chocolate elaborada por mim, que para além de saudável rende um bocadinho mais que a maioria das mousses do género.

Para esta mousse que rende 4 tacinhas vão precisar de:
  • 100g de chocolate preto (uso 70% cacau)
  • 5 claras batidas em castelo ou 150ml de aquafaba (água de cozer grão; quantidade normalmente presente num frasco de grão)
 Confeção:
Parti o chocolate e pus a derreter em banho maria.
Bati as claras em castelo firme, acrescentando 1 colher de sobremesa de açúcar quando estou a terminar de bater para não deslaçarem. (Já aqui expliquei este truque importante para o bom resultado das sobremesas. Eu sei que o açúcar faz mal, mas é só um bocadinho que vai ser distribuído por todas as taças. De forma muito simples, as moléculas do açúcar vão ligar-se ás proteínas das claras- ou aquafaba, é igual e contem igualmente proteínas- e assim evitar que deslacem posteriormente.)
Verti em fio o chocolate derretido sobre as claras e envolvi cuidadosamente. Distribuí pelas taças.
Está pronto assim que fica bem frio.




2 Comentários

  1. Olá Sandra! o açúcar que acrescenta para esse efeito pode ser adoçante/açúcar de coco ou o efeito não será o mesmo? Mt obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, boa tarde! O açúcar de coco faz o mesmo efeito. Os adoçantes líquidos artificiais não. Ainda ontem, com uma novidade que partilharei em breve, e usei açúcar de coco. As claras ficam muito duras e não deslaça.

      Eliminar