Tarte de pêssego e noz (versão saudável)




Queria aproveitar os muitos pêssegos que tenho em casa. Como é habito, uso a fruta da época para elaborar as minhas refeições, e podem ver um exemplo carregando aqui ,mas hoje atrevi-me numa tarte. Peguei numa versão tradicional, mudei alguns ingredientes, e fiz esta fabulosa tarte de pesego que fez parte das sobremesas que servi no aniversário do meu marido. Todos ficaram rendidos, incluindo eu.
Quem não arredou é da cozinha enquanto preparei o aniversário do meu marido foi a filha Camila e foi mesmo ela que executou esta tarte com a minha orientação. São as mãozinhas dela que vão ver nas fotos, o que quer dizer que é uma massa de tarte muito fácil de fazer.

Para a base vão precisar de:
(a medida da caneca é de 240ml de capacidade)
  • 1 e 1/2 canecas de farinha de trigo integral
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavado
  • 1 pitada de sal
  • 5 colheres de sopa de manteiga de amendoim bem fria (deve estar no frigorifico)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/4 de água gelada (pode ser preciso um pouco mais; deve estar no frigorifico)
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1/2 chávena de nozes picadas (opcional)
Para o recheio:
  • pêssegos maduros (cerca de 3; o suficiente para cobrir a base da tarteira)
  • 1 caneca de açúcar mascavado
  • 3/4 de caneca de leite
  • 3/4 de caneca de iogurte grego natural (usei ligeiro; se usarem iogurte grego adoçado não se esqueçam de reduzir no açúcar)
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá de amido de milho (maizena)
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 caneca de nozes grosseiramente picadas para a cobertura (também é opcional mas fica muito bem o pêssego com a noz)

Confeção:
Comecei por colocar numa tigela a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga. Com os dedos e sem misturar, fui apertando de forma a formar grandes grumos. Adicionei o azeite, amassei mais um pouco com os dedos.
Numa tigela à parte misturei o ovo, o vinagre e a água.  Verti sobre a farinha e, agora sim, a minha filha Camila amassou até formar uma massa densa. Juntamos a noz picadinha e formámos uma bola. Reservei no frigorifico por uma hora.









Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Retirei a massa do frio e, em cima de papel vegetal, estendi um pouco com o rolo da massa. Coloquei na tarteira e estendi com as minhas mãos a toda a superfície e lados.

Numa outra tigela, coloquei todos os ingredientes do recheio é exceção do pêssego. Misture bem.
Descasquei e parti os pêssegos em meias luas. Cobri toda a superfície da base da tarte com eles.
Verti o recheio sobre os pêssegos. Alguns vão flutuar e é mesmo para ficar assim.




Levei ao forno por meia hora. Ao fim desse tempo, retirei, baixei o forno para 180ºc, espalhei a noz da cobertura e tapei a massa da base com o papel vegetal para que não fique demasiado tostada ou seca durante o resto do tempo de cozedura (podem usar um pouco de papel de alumínio para o efeito).
Voltei a colocar no forno por mais uma hora.
Desformei só depois de fria.


Uma doce tentação...

0 Comentários