Foi o que aconteceu hoje. Os meus filhos entram de ferias e ficam logo cheios de saudades dos amigos e tratam de arranjar motivos para se encontrarem. A minha casa acaba por ficar com um "batalhão" de adolescentes ou "meios" adultos e eu tenho de encontrar soluções para as refeições que agradem a eles e não saiam da minha dieta habitual.
Misturar legumes com carne picada parece fácil mas não em todos as situações. Isto porque os legumes largam água que se mistura na carne e altera a sua textura, tornando difícil moldar. Quando a carne é de frango, já de si mais mole, á mesmo necessário dar a volta ao problema e acima de tudo, não ficar a contar com almondegas ou hambúrgueres perfeitinhos.
Aqui poderão ver alguns exemplos de como fazer estas "massas "de carne com legumes, que podem moldar em qualquer das formas que preferirem.
Porquê fazer hamburgureres com legumes ou as almondegas desta forma? Porquê juntar aveia em vez de mais carne? A aveia, para além das proteínas que também encontramos na carne, têm fibras que ajudam na digestão e funcionamento do intestino.
Para 16 hambúrgueres ou almondegas para 8 pessoas vão precisar de:
- 800g de carne de frango picada (podem comprar já picada ou cortar os peitos de frango em bofes fininhos, depois em tirinhas finas tipo strogonoff e finalmente as tirinhas em pequenos pedacinhos.)
- 100g de espinafres congelados cozidos e bem espremidos
- 2 ovos
- aveia (terão que ver como está a vossa "massa" e colocar aveia até estar moldável; será cerca de 1 caneca)
- 100g de queijo feta ou mozarela (opcional, mas fica muito bem)
- 2 dente de alho picadinho
- tempero que gostarem (sal e pimenta, por exemplo;)
- pão thins
- 2 cebolas
- 4 tomates
- 2 pepino
- azeite
- Para o molho: Misturei 4 colheres de sopa de iogurte grego natural ligeiro, 1/4 de pepino partido em pedacinhos, 1 colher de café de alho picado, 1 colher de sopa de sumo de limão.
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- azeite
- 1 pimento vermelho pequeno ou 1/2 grande partido em cubos
- 1/2 copo de vinho branco
- 200ml de leite
- 2 colheres de sopa de preparado de caril pré-cozinhado (usei da incopil ; podem usar caril em pó e misturar cominhos, açafrão, gengibre e especiarias ou apenas 1 colher de sobremesa de caril e uma de chá de açafrão)
- 1 colher de chá de amido de milho (maizena)
Confeção:
Cozi os espinafres e água temperada com sal por cerca de 5 minutos. Pus num escorredor e quando já estava mais frio, espremi com as minhas mãos de forma a retirar a máximo de água possível.
Numa tigela coloquei os ovos e bati. Acrescentei os espinafres bem espremidos, o queijo feta esfarelado e misturei. Juntei a carne, misturei tudo e coloquei flocos de aveia até ter uma consistência minimamente moldável (não ficou tão fácil de moldar como a carne de porco ou vaca ou como outros que já fiz, não quis colocar muita aveia, mas podem fazer como eu colocar mais aveia que só faz bem).
Depois das bolas feitas, acrescentei meio copo de vinho branco, tapei e deixei cozinhar um pouco. Destapei, virei uma a uma, retifiquei a quantidade de liquido (precisei de acrescentar mais um pouco de vinho branco) e voltei a tapar para cozinhar mais 5 minutos.
Numa tigela misturei o leite com o caril e a maizena. Verti sobre a carne e deixei apurara até estar um molho denso.
Bom apetite!