Tarte de maçã (saudável)




A base é de aveia e tâmaras, o recheio é de maçã e a cobertura também é de maçã! Que combinação...

Tenho de vos contar como me surgiu a ideia de fazer esta tarte. Estava a conversar com a minha filha Camila e lembrámo-nos de quando ela andava no sexto ano e eu tive de fazer 2 tartes de maçã holandesas para uma festa temática do colégio. Ao grupo dela tinha calhado a gastronomia holandesa e todos queriam fazer waffles. Ela, como sabia que eu sabia fazer a tarte de maçã holandesa, disse logo que era o que ia levar.
Foi um sucesso, a tarte e as waffles, venderam tudo e no dia seguinte tive de fazer mais uma. Posto isto, não voltei a fazer desde então...
Depois da nossa conversa, fiquei a pensar como poderia fazer a mesma tarte numa versão saudável e simples. E pronto, saiu isto:

Simples, sem necessidade de fazer recheio, sem farinha de trigo, nem manteiga, nem açúcar refinado, com muita, muita maçã e, o melhor de tudo, não demora nada a preparar, é apenas o tempo de forno.
Vão precisar de:
  • 200g de tâmaras*
  • 2 chávenas ( ou caneca mal cheia) de flocos de aveia
  • 1 chávena (ou caneca mal cheia) de farinha de aveia ou de trigo integral ou outra que prefiram
  • leite q.b.
* Podem substituir por 1/4 de chávena de açúcar mascavado e 3/4 de chávena de mel (vai fazer uma chávena cheia) ou na proporção de 1/2 chávena de açúcar e 1/2 de mel. É sempre preciso de pelo menos meia chávena de mel para fazer a "ligação".
=>Se quiserem podem juntar um ovo á massa que vai torna-la mais macia porque ajuda os flocos de aveia a cozerem ou 1/4 de chávena de azeite.

=>Também podem fazer a massa no processador de alimentos (picadora ou liquidificador); os flocos de aveia vão estar menos visíveis, vai ficar mais macia e parecida com a massa tradicional. Eu não fiz apenas para não verem esse passo como uma limitação a fazerem a tarte em vossas casas.

Recheio / cobertura:
  • 1 kg de maças (escolhi maças pequenas e "feias" porque são as mais doces e evita-se algum adoçante)
  • sumo de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de mel ou açúcar mascavado ou adoçante + 1 colher de sopa rasa de mel para regar por cima no fim
  • 2 colher de chá de canela e mais um pouco para polvilhar por cima no fim
=> Se quiserem, e para ficar mais idêntica à tarte holandesa, podem misturar passas no recheio de maça; a quantidade é a gosto, eu colocaria 200g.
Retirei o caroço ás tâmaras e coloquei num copo alto com 1/4 de copo de água quente para amolecerem. Triturei com a varinha mágica até ter uma pasta homogénea.
Passei para uma tigela e juntei os flocos de aveia. Misturei, juntei a farinha, continuei a misturar e acrescentei um pouco de leite (cerca de 3 colheres de sopa) para tornar a massa moldável (não convém ficar muito densa para não ficar seca ao assar).
Forrei uma forma de fundo amovível com papel vegetal e untei com um pouco de manteiga. Espalhei a massa pelo fundo e lados, pressionando para não haver aberturas.






Descasquei as maças e cortei em gomos finos. Não é preciso estarem todos perfeitos.
Coloquei numa tigela, reguei com o sumo de limão e misturei bem com as minhas mãos.
Adicionei a farinha, a canela e o mel (ou açúcar ou adoçante). Misturei bem.
Preenchi a base com maçã de forma a ter camadas. Não é necessário estar bonito mas sim bem preenchido.
Reservei os gomos mais bem cortados para a camada final e coloquei em "roda". Reguei com 1 colher de mel e polvilhei com canela.





Levei ao forno, inicialmente a 200ºC e na parte mais baixa do forno; a meio do tempo passei para o meio e baixei para 180ºC. O tempo total é 40 minutos. A minha ficou demasiado cozida porque a deixei dentro do forno.



Uma delicia saudável!