Caldo de couve flor




Eu adoro sopas mas tenho uma inclinação especial por caldos. Há uns anos atrás raramente fazia porque os meus filhos só comiam bem a sopa se tivesse um "puré" consistente. Agora que todos gostam, é altura de eu usufruir e, principalmente, dar asas á minha imaginação...
Para 8 sopas vão precisar de:
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 pimento vermelho cortado em cubos (é opcional, eu pus porque tinha um aberto e evitei que se estragasse)
  • 2 cenouras cortadas em rodelas
  • 1 pequena de tomate em pedaços
  • 1 couve flor média ( a minha pesava 900g) cortada em pequenas flores
  • 1 batata doce média cortada em cubos (opcional)
  • 1 lata pequena de grão cozido
  • 100g de espinafres baby
  • azeite
  • 1 colher de sopa de tomilho seco
  • 1 colher de sopa de açafrão em pó
  • sal

Num tacho grande coloquei a cebola, o alho, o pimento, as cenouras, o tomate, azeite, o tomilho e o açafrão. Levei ao lume para refogar um pouco enquanto parti a couve flor.

Mexi e juntei a couve flor. Envolvi bem até toda a couve estar "amarela" do açafrão. Temperei com um pouco de sal e cobri com água (se quiserem podem pôr um caldo de galinha ou legumes para ficar com sabor mais intenso).


Deixei cozinhar lentamente por meia hora.
Juntei a batata doce e o grão e cozinhou mais 15 minutos lentamente.

Desliguei o lume e acrescentei os espinafres. Tapei e deixei descansar.



Servi polvilhado com salsa picada.
Bom apetite!