Vitela assada no tacho, simples, rápido e saudável




Não fácil conciliar estes três pontos quando se trata de carne assada: simples, saudável e rápido! É quase como "depressa e bem não há quem"...
Aquilo que aqui fiz foi um cozimento em pouca água e dando sempre o efeito assado, ou seja, é um cozimento mas não cobrindo com água.
Para ser saudável também é importante que a carne seja magra, ainda assim, a gordura fica visível, o molho não é necessário aproveitar até porque fica muito tenra, logo podemos facilitar um pouco na escolha da carne.
Se não vai ao forno, é necessariamente mais rápido e mais barato, pois assar um bom bocado de carne implica sempre o forno ligado algum tempo.
Servi acompanhado com brócolos cozidos, batata com a pele cozida com a pele e arroz branco.
Para 6 pessoas vão precisar de:
  • 1,8kg de carne de vaca magra para assar (usei vitelão bife do redondo)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 4 dentes de alho partidos ao meio ou em 4 se forem grandes
  • 1 cebola grande picada
  • tempero que gostarem: sal, pimenta,...(eu usei uma colher de chá de vinhas d`alho da Incopil)
  1. Limpei a carne de algumas gorduras exteriores e com uma faca de bico, abri pequenos "buracos" espalhados onde enfiei os alhos. Temperei (não é necessário nenhum tempero especial, pelo que sal e pimenta é suficiente).
  2. Coloquei um fervedor ao lume com 1 litro de água.
  3.  Num tacho grande e largo pus o azeite a aquecer. Quando quente, coloquei a carne e dourei-a por todos os lados. Acrescentei a cebola picada.
  4. Coloquei um pouco de água fervente (ver foto) e tapei o tacho.
  5. Assim que a água secou, adicionei mais um bocadinho e fui fazendo este procedimento várias vezes, até gastar pelo menos meio litro de água, sempre com o lume alto (não demora mais de meia hora).
  6. O segredo é ir regando a carne aos poucos em vez de por a água toda duma vez e assim fazer o efeito de assadura quando de facto estamos a cozer. Lembrando que a água que vamos juntando deve estar fervente.
  7. Do meio para o final, coloquei a restante água e deixei cozinhar, agora com o lume médio (mais meia hora). Antes de desligarem o lume, espetem com um garfo grande e vejam de sai liquido com cor de carne fresca; se tiver, deixar ficar mais um pouco.
  8. Enquanto a carne terminou a cozedura, preparei os acompanhamentos.
  9. Este molho pode ser aproveitado porque usei uma carne magra. Se quiserem podem fazer outro molho. Podem ver aqui um molho de laranja para assados, bastante fácil, saudável e rápido de fazer.







Simples, deliciosa e saudável!

1 Comentários