Pá de porco com osso no forno com cerveja e abacaxi - um assado rápido e saudável





Para começar, nem o abacaxi nem a cerveja vão ao forno. É um assado saudável precisamente porque nada do molho de assar a carne foi aproveitado, ou seja, fiz um molho à parte com a cerveja e o abacaxi e desperdicei toda a gordura de assar a carne. Ficou divinal, a carne macia, tenra, a parecer porco no espeto, fácil de fatiar (fatiei fria) e o melhor de tudo, não tive o forno ligado horas...Já explico tudo!


Vão precisar de:
  • 1 pá de porco com osso (pesava 2,100Kg)
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão Flor das Hortas
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de alecrim seco
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sobremesa de tomilho
  • 1/2 litro de cerveja
  • 1/2 abacaxi descascado e cortado em tiras finas
  • 1 colher de café de cravinho moído ou 2 pés de cravos da india
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavado

* Fiz o assado à noite e deixei no forno. De manhã fatiei e voltou ao forno mais meia hora. Esta é a melhor forma de fazer este assado porque poupa energia e facilita o fatiar.

Forrei uma assadeira com papel de alumínio suficiente para depois embrulhar a carne.
Coloquei a carne em cima da folha de alumínio e temperei-a com o alho, a massa de pimentão, mostarda, mel, alecrim, tomilho. Esfreguei bem esta mistura na carne e embrulhei no papel de alumínio de forma a não haver aberturas visíveis.
Liguei o forno a 240ºC. (se quiserem podem fazer a 220ºC e deixar mais tempo; não convém ser muito mais baixo porque vamos querer criar dentro da folha de alumínio um efeito de cozedura a vapor)
Quando o forno estava quente, introduzi a assadeira e deixar assar por uma hora. Desliguei
o forno e deixei lá ficar a assadeira. O forno vai manter-se quente por muito tempo, o que quer dizer que a carne vai continuar a assar.




 

 


De manhã retirei a carne da folha de alumínio e desperdicei todo o molho que lá estava dentro. Esse molho está carregado da gordura da carne e não deve ser aproveitado. Não estamos a desperdiçar nada porque os temperos "entraram" para a carne, para lhe dar sabor!

Pus a cerveja ao lume num tachinho. Deixei ferver 5 minutos para perder o álcool e acrescentei o cravinho, o açúcar e o abacaxi. Deixei cozinhar mais 10 minutos enquanto fatiei a carne.



Para fatiar a carne, comecei por virar o lado do osso para mim e retirar, com a ajuda da faca, a carne que está acima do osso. (acompanhar as fotos)
Já com o osso visível, fui fatiando dos lados, da ponta até ao osso. Conforme fui fazendo fatias, o osso vai tornando-se mais visível. Repeti o mesmo procedimento do outro lado antes de chegar ao fim do lado onde comecei.








Coloquie as fatias na assadeira e reguei com o molho de cerveja  (sem o abacaxi). Levei novamente ao forno, tapado com folha de alumínio com a parte brilhante para baixo, por meia hora.
Servi numa travessa com o abacaxi.




Tão fácil, tão bom!...E ainda rendeu mais um almoço para dois e uma marmita!