Açorda de Bacalhau



Este é um prato que faço com aproveitamento de bacalhau e pão. Tenho por habito congelar bacalhau que me sobre, seja cozido ou assado, ponho num saco daqueles pequenos para as sandes, e coloco no congelador. Quando junto uma quantidade suficiente para uma refeição, por exemplo, para um bacalhau à brás ou umas pataniscas, é só descongelar os saquinhos. Se coincidir ter sobras de pão e algum bacalhau congelado, faço a açorda. Apesar de não ter a água de cozedura do bacalhau, fica deliciosa e já vão ver o que faço para remediar a situação...

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 300g de bacalhau já livre de pele e espinhas (como disse em cima, faço este prato com sobras de bacalhau que congelo já limpo)
  • 4 dentes de alho grandes
  • 100ml de azeite (aproximadamente)
  • coentros ou salsa (misturei os dois pois só tinha 3 pés de coentros)
  • pão se possível da véspera (usei 4 padas que era o que tinha sobrado; o ideal é um pão mais rustico de mistura)
  • 3 ovos

Pus um tacho largo ao lume com água. Quando começou a ferver, introduzi o bacalhau. Deixei ao lume a ferver muito lentamente.
Piquei o alho, os coentros e a salsa para um tachinho. Acrescentei o azeite e levei ao lume até o alho estar douradinho. Cuidado com o lume alto porque o alho queima rapidamente.
Parti o pão em fatias e forrei o fundo e os lados de uma terrina com as fatias.
Com uma escumadeira, retirei o bacalhau da água e coloquei por cima do pão, sem  cuidados para não ir água (é para molhar o pão mas não é para ensopar!).
Por cima do bacalhau, reguei com o molho de alho, ervas e azeite, guardando um pouco para por por cima dos ovos.
Na água onde estava o bacalhau escalfei os ovos. Aumentei o lume para entrar em fervura, abri os ovos, um a um, para uma tigela e coloquei na água por 1 minuto, também um a um. Coloquei para a terrina.
Distribuí o restante molho de alho e servi.









Bom apetite!

0 Comentários