Bifinhos de vitela com cebola caramelizada


Não há muito a dizer sobre bifes grelhados, apenas que faço carne vermelha, em bifes ou noutra forma, apenas três vezes por semana, seguindo a recomendação da pirâmide de alimentos.
Mas sobre cebola caramelizada...Ui, isso já é outra historia...Cá em casa todos gostamos mas a minha filha Camila é uma fã!
A realidade é que, esta forma de fazer a cebola, consegue transformar o mais simples dos pratos e combina com imensos alimentos, sejam eles mais fortes de sabor, como por exemplo salsicha fresca grelhada, ou aqueles que "pedem" algo mais, como um bife de frango ou perú.
Tem a vantagem de podermos fazer a mais e guardar no frigorifico alguns dias. Foi o que fiz hoje e irei utilizar o que sobrou em hambúrguer grelhado com salada verde. 



Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 600g de bifes de vitela (estes eram picanha mas pode ser outra parte de bife que gostem)
Cebola caramelizada:
  • 2 cebolas
  • azeite (+ ou - 4 colheres de sopa)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 50g (+ ou- 3 colheres de sopa) de açucar mascavado (pode açúcar branco)
  • 1 colher de sopa de vinagre

Comecei por pôr azeite a aquecer numa frigideira enquanto descasquei e parti em meias luas as cebolas. Adicionei-as ao azeite e deixei cozinhar até estarem translucidas.
Adicionei a manteiga, depois o açúcar e o vinagre. Mexi e deixei cozinhar em lume brando durante cerca de meia hora.






Grelhei os bifes, que já estavam temperados de ontem com alho, massa de pimentão, salsa e vinho branco, numa frigideira untada com um fio de azeite.
Passeios para uma travessa e cobri com a cebola, reservando uma parte para quem quiser por no seu prato.




Acompanhei com arroz branco e brócolos.
Os brócolos eram congelados e cozi-os no microondas. Coloquei-os congelados numa tigela de vidro e polvilhei com sal refinado. Levei ao microondas por 4 minutos.

A cebola que sobrar pode ser guardada vários dias no frigorifico. Como já disse em cima, ela fica bem com imensas coisas, até mesmo aquelas que achamos menos improváveis, como por exemplo, uma salsicha fresca grelhada.

0 Comentários