Entrecosto com couves-de-bruxelas e puré de castanhas






Com o Outono vem o quê? As castanhas claro! O nosso castanheiro está carregadinho delas e eu já fiz um magnifico puré de castanhas para acompanhar este, também magnifico, entrecosto com couves-de-bruxelas.

É muito fácil de fazer embora não seja muito rápido. Ainda assim, podemos fazer alguns passos no dia anterior como cozer as castanhas e temperar o entrecosto (que convém mesmo ser feito com antecedência).

Para 4 pessoas vão precisar de:
1 peça de entrecosto partido em quadrados (comprei do mais "carnudo" e tinha 1,3kg)
2 colheres de sopa de pimentão doce
3 dentes de alho
1 copo de vinho branco
4 folhas de louro
200g de couves-de-bruxelas
1 fatia de bacon grossa

Cerca de 500g de castanhas
1 copo de leite
1 colher de sopa de manteiga

Ontem temperei o entrecosto com o pimentão doce, o alho, as folhas de louro partidas nas mãos e o vinho. Guardei no frigorifico.

Também ontem, cozi as castanhas com um pouco de sal.

Hoje pus uma frigideira a aquecer e untei-a com um pouco de manteiga. Quando quente, juntei o entrecosto sem a marinada e deixei alourar.
Acrescentei a maior parte da marinada (guardei um pouco) e deixei cozinhar cerca de 1 hora.

Entretanto fiz o puré de castanhas. Como já estavam cozidas, foi só descascá-las, colocar num tacho e adicionar o copo de leite; deixei aquecer (não é preciso ferver) e juntei uma colher de sopa de manteiga. Reduzi a puré com a ajuda do triturador.

De volta ao entrecosto, retirei do lume e reservei. Na mesma frigideira coloquei o bacon aos cubinhos e a marinada que tinha guardado. Deixei ferver e juntei as couves que ficaram a cozinhar em lume brando.
Se estivermos com falta de tempo podemos fazer noutra frigideira enquanto a carne cozinha. É essa a razão porque deixo um pouco da marinada.



Cozinhadas as couves, juntei o entrecosto, tapei e deixei ficar até à hora de servir.

Sabe mesmo a outono!








0 Comentários