Panquecas proteicas de curgete e cenoura (feitas apenas com claras de ovo e farinha de coco; paleo)






Adoro panquecas, mas tenho uma preguiça imensa de as fazer! Somos 4 cá em casa, embora grande parte do tempo sejam só 3 já que o meu filho mais velho estuda em Lisboa. Ainda assim, demora uma eternidade fazer panquecas para todos. Em principio deveria ser coisa para se fazer ao fim de semana, mas, vendo bem, o fim de semana é para descansar e não para passar horas a fio em frente ao fogão a fazer panquecas. Lá muito de vez em quando lá me dou a esse trabalho.
Este foi um caso diferente. Estava inspirada em fazer umas salgadas, que fizessem uma refeição normal. Tinha que ser com determinados parâmetros, já que ultimamente tenho passado o limite das calorias diárias com frequência. É verão, as festas proliferam como cogumelos e uma pessoa não é de ferro…
Foi então que surgiu esta receita. A primeira experiência adicionei queijo ralado. Ele é um elemento ligante e facilita principalmente na hora de as virar na frigideira. Também bati as claras em castelo numa das experiências, mas não altera em nada a receita. As que vêm aqui nas fotos não têm queijo nem as claras foram batidas em castelo. É uma receita super simples, sem complicações e adaptada a quem está de dieta ou pratica exercício, já que proteína não lhe falta.
Se não falta proteína, também não falta fibra e não é só a dos legumes, também a farinha de coco é riquíssima em fibras solúveis.
Para os toppings, nas que estão na foto foi presunto e ovo cozido de 6 minutos; na outra experiência usei presunto, abacate e ovo cozido de 5 minutos.
Todas as explicações estão na descrição da receita, por isso, vamos a ela!


Para 6 a 7 panquecas vão precisar de:
  • 4 claras de ovo (120ml de claras pasteurizadas)
  • 3 colheres de sopa de farinha de coco
  • 1/2 colher de chá de fermento
  • 1 curgete ralada
  • 1 cenoura ralada
  • 180ml de leite (o que preferirem)
  • 1 colher de café de massa de alho (usei da Flor das Hortas) ou alho picadinho ou alho em pó
  • sal e ervas aromáticas a gosto para temperar (usei salsa e orégãos secos da Chaparral)
  • 3 colheres de sopa de queijo mozarela ralado (opcional*)
*Como disse em cima na introdução, fiz duas experiencias desta receita, uma com queijo e claras batidas em castelo e outra, a que vêm nas fotos, sem queijo e sem claras batidas. No que diz respeito ás claras, não faz qualquer diferença na receita; no que diz respeito ao queijo e sendo ele um elemento ligante por natureza, facilita no momento de as virar na frigideira. No entanto, com jeitinho e usando uma espátula, viram-se perfeitamente bem sem o queijo. Eu optei por colocar uma fatia de queijo como recheio.

"Topping" e recheio:
  • 3 fatias de queijo magro 
  • 3 fatias de presunto 
  • 3 ovos cozidos por 6 minutos
Confeção:
Ralei a curgete e coloquei num pano. Apertei bem para espremer de forma sair o máximo de água possível. Ralei a cenoura.

Numa tigela misturei bem as claras com a farinha de coco. Juntei a curgete ralada e espremida, a cenoura ralada e os temperos. Misturei, juntei o leite e voltei a misturar.






Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada com 1 fio de azeite. Com a ajuda do dispensador de gelados coloquei bolas da massa obtida na frigideira e achatei em forma de panqueca. É normal algum liquido começar a "escapar" pelos lados da panqueca, é só aconchegar aos lados.
Deixei cozinhar em lume médio (6 na minha placa de vitrocerâmica) por cerca de 5 minutos e até a parte voltada para mim aparentar também estar cozinhada.
Virei com a ajuda duma espátula e cozinhei mais 2 minutos do outro lado. Repeti a operação até não ter mais massa.



Servi as panquecas numa cama de alface verde e roxa com uma fatia de queijo no meio, uma de presunto e um ovo em cima.


Bom apetite!



0 Comentários