No espaço duma semana fiz este molho de queijo duas vezes, num mês faço várias, e hoje é a primeira vez que o ponho no blogue. Caso para dizer que ando muito distraída, ahahha
A verdade é que não é a primeira vez que ele aparece nas minhas redes sociais, os mais atentos já o viram nas historias da rede social Instagram e Facebook. E não só. Ás vezes faço este molho de queijo, barro-o em fatias de pão e levo ao forno como se fosse uma tosta de queijo gratinado ou, se quiserem, como se fosse uma pizza de queijo em base de pão. Esta versão está num post do perfil de Instagram e Facebook no ano de 2018.
Com isto quero dizer-vos que este molho é muito versátil, dá para lasanha, dá para gratinados, enfim, um sem numero de situações. Ora vejam este gratinado de brócolos ou esta couve flor gratinada, são dois exemplos de receitas feitas com um molho idêntico a este, apenas dispensando o leite, já que necessita ficar mais espesso pois os legumes vão largar líquido.
É muito simples de fazer, super proteico e, caso estejam de dieta e não queiram comer os hidratos da fettuccine, optem por uma massa de courgette.
Como é habitual aminha escolha em termos de queijo vai para os maravilhosos queijos da Santiago, sempre ao meu lado para as melhores receitas.
Não posso deixar de chamar a atenção das quantidades de massa (pasta) que como e sirvo. Não faço alimentação lowcarb, não preciso de emagrecer, mas também não quero engordar, por isso as quantidades de alimentos como este são pesadas para não haver excessos. Nesta receita que serviu 4 pessoas fiz 250g de massa. Não é distribuído por igual, o meu marido e o meu filho comem mais que as senhoras da casa, eu e a minha filha Camila, pelo que eu não como mais que 40 a 50g. Dependendo da marca que usem, isto nunca significa mais que 180kcal. Esta é a pior das hipóteses que encontrei nas mais diversas marcas.
Vão precisar de:
(serve 4 pessoas)
- 200 a 250g de fettuccine (ou qualquer outra massa (pasta) que prefiram)
- 200g de espinafres
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de chá de alho em pó ou 2 dentes de alho picadinhos
- 200ml de leite
- 200g de queijo ralado campainha Santiago (emmental, mozarela ou flamengo)
- 200g de queijo quark
- salsa seca e orégãos secos q.b.
- sal
(fotos de confeção no fim)
- Pus a massa a cozer em água temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem.
- Salteei os espinafres no azeite e alho até murcharem.
- Num pequeno tacho coloquei o leite ao lume. Quando quente adicionei o queijo ralado. Misturei bem até estar derretido, fazendo uma pasta. Temperei com as ervas aromáticas e1 pitada de sal.
- Retirei do lume e juntei o quark. Misturei bem até ter um creme.
- Envolvi os espinafres na fettuccine bem escorrida, depois o molho de queijo e servi com mais ervas aromáticas.
0 Comentários