Bolo vulcão (Petit Gateau) de alfarroba (saudável; sem glúten; "low carb"; "low fat"; "fit")



Esta vai ser com certeza a sobremesa da minha filha Camila para nós cá de casa. Se algum de nós diz que é o Petit Gateau da Camila, já todos sabem que é o de alfarroba.

Eu estava na cozinha e a Camila perguntou o que ia ser a sobremesa. Eu disse que ainda andava em experiências com a pizza doce de base de arroz tufado e talvez fosse experimentar mais uma vez já que me tinha surgido outra ideia. Só ouço um "ligeiro" berro a dizer: "Nãooooo!"
Pois, é mesmo isso que estão a pensar, já estavam todos fartos da dita tarte e pediram-me encarecidamente para voltar a tentar daqui a umas semanas. Assim será!
No seguimento da conversa, acabei por dizer à Camila que não tinha nada em mente, mas havia duas bananas congeladas, dava para fazer um bocadinho de gelado para cada um de nós.
Eis que a minha querida filha, que modéstia á parte sai á mãe do que diz respeito ás atividades culinárias (não se deixem enganar, ela é como a mãe porque gosta de tudo simples, pratico e com poucas calorias😉😅), me disse que, se havia pouco gelado podíamos fazer um petit gateau que só era preciso 1 bola para cada um. Eu achei ótima ideia, mas não queria nada calórico, nada feito com chocolate tablete, enfim, uma coisinha simples. Combinamos que ela vinha aqui ao blogue (sim, é verdade, a minha filha e eu própria consultamos o meu blogue como qualquer outra pessoa😊) e escolhia um. E escolheu. Quando estava a ver a receita para começar a fazer lembrou-se de trocar o cacau por farinha  de alfarroba, já que é uma fã de alfarroba. Perguntou-me a minha opinião e o que tinha de fazer para fazer essa alteração. E pronto, surgiu este fabuloso Petit Gateau!
Sou suspeita em dizer isto, mas é o melhor Bolo vulcão de sempre!!!!!




Para 6 bolinhos feitos em forma de silicone vão precisar de:
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de alfarroba
  • 4 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor ou 8 colheres de sopa) do ingrediente adoçante que preferirem (mel, agave, açucar de coco, açucar mascavado, geleias/xaropes adoçantes; usei stevia liquido )
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 caneca de puré de maça (para fazer o puré precisam de 2 maças pequenas e sumo de meio limão)
Confeção:
Preparei o puré de maça. Descasquei as maças, cortei em pedaços, coloquei numa tigela de ir ao microondas e reguei com sumo de meio limão. Tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 4 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica até estar bem cremoso.


Numa tigela misturei bem a farinha de alfarroba com o amido e sal. Tem de ficar bem misturado, se quiserem peneirar é o ideal.


Noutra tigela misturei bem os ovos, o puré de maça, o azeite e o adoçante. Bati bem com o batedor de varas (podem usar a batedeira se preferirem).
Verti a mistura liquida sobre a de secos, misturei e depois bati bem com a batedeira para que fique bem "lisinho".








Untei bem os ramequins e forrei o fundo com papel vegetal (é opcional). Dividi a mistura por eles. 
Coloquei no frigorifico 15 minutos. Este passo é importante. Ao colocarmos no frigorifico este tempo a massa vai arrefecer por toda ela. Quando for ao forno, a massa do centro vai demorar mais tempo a chegar á temperatura de cozimento que a dos lados, logo, o sucesso do nosso bolo é garantido.


Pus o forno a aquecer a 180ºC. Quando á temperatura certa, coloquei as formas por exatamente 12 minutos. Vão ver que tem uma frágil "pelicula" por cima mas não apresenta "rachas" no meio. As rachas num bolo significam que ele já está a ferver por dentro. Isso é aquilo que não queremos que aconteça. Tem apenas umas pequenas rachas laterais.
Retirei e deixei descansar 2 minutos antes de desformar.
Nota: Este é um bolo que fica bem servido quente, acabado de fazer. Podem fazer toda a preparação antes e reservar á temperatura ambiente, colocando no frigorifico os 15 minutos antes que referi. Se precisarem de fazer muito tempo antes, reservem no frigorifico e retirem 30 minutos antes de ir ao forno para que fique a uma temperatura adequada aos 12 minutos de cozimento.
Eu fiz 6. Nesse dia cozi 3. Os outros 3 guardei no frigorifico para o dia seguinte.
Servi com gelado de banana e frutos vermelhos.








Tão bom...

0 Comentários