"Wraps" de alface com pasta de atum



Foi um almoço a "correr" para mim e para o meu marido, num dia relativamente quente e que até veio mesmo a calhar ter-me esquecido de pôr alguma coisa a descongelar. É que não me apetecia nada ir cozinhar e ainda queria preparar uma sobremesa para o jantar.
Mais uma vez o Dr. Cláudio e a Luísa enviaram-me umas fantásticas alfaces (Obrigada!!), tenrinhas e biológicas que dá gosto ouvir o estalar do talo a retirar as folhas. A verdade é que parecemos autênticos coelhos a comer, tal é a frescura destas alfaces.
Claro que pensei em fazer uma salada com elas, mas, estavam tão lindas as primeiras folhas que retirei, que me lembrei de fazer esta espécie de wraps.
Quem segue paginas de culinária saudável inglesas ou americanas já viu com certeza muitas vezes esta técnica. É certo que eles têm uma qualidade de alface que não se encontra por aqui. Estas tinham a mesma rigidez necessária para o eleito e eu e o meu marido consolamo-nos com o almoço.
Podem fazer outro tipo de recheios e se trocarem o atum por frango cozido e desfiado é uma verdadeira delicia.
Como de costume, optei pelo iogurte grego em substituição da maionese, reduzindo imenso o valor calórico do meu prato sem retirar nada no sabor.
O atum é um peixe fantástico, muito rico em proteína e pobre em gordura, excelente para quem está em processo de perda de peso. Uso conservado em água, se usarem conservado em óleo não se esqueçam de o escorrer bem.
Vão precisar de:
  • 4 folhas de alface grandes e tenras
  • 2 latas pequenas de atum conservado em água (ao natural)
  • 2 tiras de pimento verde e vermelho cortadas em cubinhos
  • 1 tomate partido em cubos
  • 2 colheres de sopa de milho
  • salsa picada
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal (muito pouco pois o atum já é salgado)
  • 3 colheres de sopa de iogurte grego natural (usei light) ou queijo fresco batido (queijo quark)
Nota: Se gostarem com sabor mais intenso, mais idêntico á maionese, basta juntar ao iogurte 1 colher de sobremesa de mostarda Dijon ou 1 gema de ovo.
Confeção:
  1. Lavei e escorri bem as folhas de alface. Coloquei num prato de servir.
  2. Numa tigela misturei bem o atum escorrido, o pimento, o tomate, o milho e a salsa. Temperei com o azeite, sumo de limão e uma pitadinha de sal. Envolvi e adicionei o iogurte. Voltei a envolver tudo, dividi pelas folhas de alface (na foto só estão 3 mas fiz 4) e servi.


Bom apetite!




0 Comentários