"Trifle" (semifrio) de chocolate e banana (saudável; "fit"; sem açúcar; feito com queijo quark)




Há já algum tempo que não fazia este tipo de sobremesa, muito menos sobremesa em taça grande. Já não me sentia muito bem no dia em que a fiz, resultado da gripe que acabou por aparecer. Algumas dores no corpo, uns espirros, enfim, os primeiros sintomas. Não que tenha sido isso a decidir a sobremesa a fazer, mas foi com certeza o que determinou fazer em taça familiar. Não estava com paciência nenhuma para andar a dividir por copos individuais. Se bem que acho que fica lindíssimo, deixo a sugestão.
Esta é uma sobremesa (quase) vulgar, um semifrio habitualmente feito á base de natas, sem truques, sem ir ao lume, sem grandes trabalhos. O que fiz para o tornar uma sobremesa que fica bem na minha mesa do dia a dia, foi substituir as natas por queijo quark. Ou melhor, toda a sobremesa foi feita com 2 embalagens de meio quilo de queijo fresco batido % mat. gorda (queijo quark) a que adicionei sabores: chocolate e manteiga de amendoim.
Para fazer em formato "trifle" (ou pavê), fiz eu própria as mais simples das bolachas, aquelas que eu chamo "bolachas de bebe", que não são mais que aveia e banana no forno. Não são de facto as melhores e as mais indicadas para aqui, atendendo a que não estalam nem são muito doces, mas de pois de tudo misturado e de estar algum tempo no frigorifico, até gostei bastante do resultado final.
Os molhos que acrescentei não fazem falta, são experiências que gosto de fazer, mas completamente opcionais.
Vamos á receitinha?
Vão precisar de:
Nota: Optei por fazer eu a bolacha. Fiz as básicas bolachas de aveia e banana. Podem optar por usar bolacha de compra (oreos fica muito bem) ou aproveitar uma sobra de bolo que tenham e cortar em cubos, ou fazer outra bolacha/bolo que prefiram. Estas que fiz não são as mais indicadas ou as que ficam melhor nesta sobremesa vistos que não estalam.
Bolacha
  • 2 canecas de flocos de aveia (ou farinha de aveia)
  • 2 bananas médias
  • opcional: 2 mãos cheias de amêndoa e 1 colher de sobremesa de farinha de alfarroba
Cremes
  • 1 kg de queijo fresco batido % mat. gorda (queijo quark)
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha não granulado (mel, agave, adoçante em pó, geleias adoçantes; também podem usar açúcar de coco ou mascavado mas terão de moer para não se notarem os grãos)
  • 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 bananas + 1 para a decoração
Molho de chocolate e molho de manteiga de amendoim (opcional)
  • para o molho de chocolate misturo num copo 1 colher de sopa de mel com outra de cacau em pó e 2 de água; para o de manteiga e amendoim misturo 1 colher de sopa de manteiga com 1 de mel e 3 de água.
Confeção:
Comecei por fazer a bolacha. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma retangular com papel vegetal.
Coloquei os flocos de aveia no processador de alimentos com amêndoa laminada e farinha de alfarroba. Triturei até estar tudo em farinha. Juntei as bananas partidas ás rodelas e voltei a triturar até ter uma massa que faz uma bola. (Podem apenas misturar numa tigela farinha de aveia ou flocos de aveia finos com a banana esmagada.)
Estendi esta massa na forma e levei ao forno 25 minutos. Quando pronta, parti em pedaços (arrefece mais rápido).







Entretanto preparei os cremes. Numa tigela misturei o queijo com o mel e adoçante (usei metade de cada). Dividi esta mistura em 3 (aproveitei os próprios potes do queijo para não sujar tanta loiça😉).
Num deles adicionei a manteiga e bati com a batedeira; noutro juntei o cacau e também bati com a batedeira. Ao terceiro não fiz qualquer mistura.
Passei á montagem do trifle. Primeiro uma camada de bolacha, depois metade do creme de chocolate, seguiu-se metade do de manteiga de amendoim e finalmente a totalidade do creme simples.
Fiz novamente camadas, desta vez com a restante bolacha, as bananas partidas ás rodelas, molho de chocolate que é opcional, depois o restante creme de manteiga de amendoim e finalmente o restante creme de chocolate.
Decorei com banana e molho de manteiga de amendoim.


Tão simples, tão bom!






0 Comentários