Alguém por aí como eu tem uma perdição por bolo mármore? Bom, na verdade é um daqueles bolos que me remonta á minha infância. Não havia a variedade de hoje no que diz respeito a bolos, e o de mármore, bolo de fácil execução, estava muitas vezes presente nas feitas domesticas lá de casa. A minha mana mais velha era a que mais se dedicava á doçaria quando eramos pequenas, e das mãos dela saiam ótimos bolinhos de iogurte e laranja. O bolo mármore também era especialidade.
No entanto, os tempos mudam e este bolo simples, mas muito cheio de farinha, açúcar e manteiga, passou a ser "proibido" cá em casa. Ou melhor, era, porque entendi fazer uma versão sem farinha! Se é a mesma coisa? Não, claro que não. No entanto, eu até gosto mais!
O uso do grão na doçaria portuguesa não é novidade para ninguém. Tanta coisa boa se faz com esta fantástica leguminosa, riquíssima em fibras e proteínas. Porque não usar no bolo mármore?
Foi o que fiz. É um bolo baixinho, não é fofo mas sim húmido, ótimo para sobremesa, embora o seu valor nutricional esteja indicado para podermos usufruir a qualquer hora do dia, até mesmo ao pequeno almoço.
Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro)
- 1 frasco de grão de bico (540g peso total; 400g peso escorrido) (não desperdiçar a água) (deve estar no frigorifico á pelo menos 2 horas)
- 2 bananas
- 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha (usei 3 de mel e 3 de adoçante em pó)
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim ou amêndoa
- 150 ml de aquafaba (água do frasco do grão) ou a mesma quantidade de claras de ovo (5 claras)
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 50g de chocolate preto
- 6 colheres de sopa de café ou descafeinado tipo bica
Confeção:
(fotos no fim)
- Escorri o grão e coloquei a água numa tigela. Bati em castelo firme (é tal e qual como se fossem claras). Se não quiserem usar, é só fazer o mesmo com claras de ovo.
- Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de 22 cm de diâmetro com papel vegetal.
- Passei o grão para outra tigela e juntei os restantes ingredientes, á exceção do cacau. Triturei tudo com a varinha mágica até estar numa massa muito pastosa (podem fazer no processador de alimentos).
- Envolvi a aquafaba em castelo, aos poucos para não quebrar.
- Verti metade da massa obtida para a forma e á outra metade juntei o cacau. Envolvi cuidadosamente e verti sobre a mistura anterior.
- Levei ao forno por cerca de 1 hora. Deixei arrefecer dentro do forno.
- Desformei e decorei com molho de chocolate e café.
- Para o molho, fiz descafeinado instantâneo. Derreti o chocolate e misturei o café, aos poucos e mexendo bem até ter uma textura cremosa.
- Verti sobre o bolo e decorei com frutos silvestres congelados.
2 Comentários
Isto parece-me tão bom!!!
ResponderEliminarBoa noite! É um bolo pequeno mas muito saboroso. Experimente que vai gostar com certeza.
EliminarUma doce e santa Páscoa!