Mousse de alfarroba (saudável; proteica; sem açúcar)




Quando fiz a mousse de chocolate em que eu própria fiz o chocolate derretido, misturando tâmaras com cacau e óleo de coco (receita para ver carregando👉aqui, houve uma seguidora que me falou na hipótese de fazer com alfarroba. Eu achei a ideia excelente, ela própria experimentou e o feedback foi positivo, no entanto tive de fazer acertos á receita feita com alfarroba.
As diferenças entre cacau em pó e farinha de alfarroba prendem-se essencialmente pela sua composição, não sendo o valor calorico o mais significativo.
Na verdade a grande diferença é que enquanto o cacau é mais rico em gordura e menos em açucares, a alfarroba tem um teor de gordura muito baixo e os açucares mais elevados. No entanto, o seu teor em fibras faz com que estes açucares naturais sejam de baixo índice glicémico, o que é uma vantagem para quem está em processo de emagrecimento.


A alfarroba tem variadíssimos benefícios, entre eles: é rica em antioxidantes e nutrientes essências, ajuda a reduzir o mau colesterol e ainda é rica em cálcio. Eu gosto de salientar o facto de promover a sensação de saciedade facilmente, assim como melhora a digestão. Para além disso, como é mais doce que o cacau, permite retirar adoçante a bolos tradicionalmente feitos com cacau.
Este é o fator mais importante no que diz respeito ás receitas. Como a alfarroba é mais doce, quando a usamos para substituir o cacau temos de reduzir 15 a 20% a quantidade de ingrediente adoçante.
Falta falar aqui da razão que me levou, não só a experimentar fazer esta receita, mas sim a publicá-la.
A alergia ao chocolate existe, embora não seja muito comum. Muitas pessoas pesam que é o cacau que lhes provoca a reação alérgica quando comem chocolate, mas, na verdade, essa é uma alergia muito rara e grande parte das pessoas que pensa ter alergia ao cacau tem na realidade alergia a alguns componentes do chocolate, nomeadamente o leite. Mesmo assim, eu entendi fazer a mousse com a alfarroba, para que eles que não consomem cacau possam disfrutar duma mousse muito idêntica.



Para 5 a 6 taças vão precisar de:
  • 50g de óleo de coco (1/4 de caneca ou 60ml no copo medidor)👉medido sólido
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de farinha de alfarroba
  • 160g de tâmaras secas
  • 170 ml de claras de ovo (5 a 6 claras de ovo) ou aquafaba
Confeção:
Coloquei as tâmaras descaroçadas num copo alto a hidratar em 150ml de água quente. Deixei que amolecessem enquanto bati as claras em castelo firme.



Acrescentei a alfarroba e o óleo de coco ao copo das tâmaras. Misturei e levei novamente ao microondas 1 minuto para que o óleo de coco derreta (tudo junto: tâmaras, água da demolha, cacau e óleo de coco).
Retirei e triturei tudo com a varinha mágica até ter uma pasta densa mas macia (pasta idêntica á de chocolate derretido, embora mais densa). Deixei arrefecer um pouco.





Envolvi as claras cuidadosamente  e aos poucos, 2 colheres de sopa de cada vez, para que não deslacem.
Dividi pelas taças e reservei no frigorifico 2 horas.
Decorei com amêndoas partidas e molho de alfarroba.
Para o molho de alfarroba pus num copo 1 colher de sopa de mel, outra de farinha de alfarroba e 2 de água. Misturei e levei ao microondas 20 segundos.
Tão bom...

0 Comentários