Já fez parte das marmitas da minha filha Camila algumas vezes e hoje foi a vez de eu e o meu marido comermos ao almoço. É verdade, tive uma manhã terrível, cheguei a casa depois do meia dia e meio e o telefone não parava de tocar. Pequei nos ovos, bati-os com o skyr, e levei a ao lume. Enquanto cozinharam (e até queimaram um bocadinho), fiz guacamole e foi só servir.
E porque é que pus o skyr nos ovos? Para que a refeição não fique nutricionalmente desequilibrada. Preciso de aumentar a quantidade de proteína, até porque eu só como 1 ovo por refeição, caso contrário passado 1 hora estávamos cheio de fome. O skyr ou o queijo quark são sempre uma boa escolha, já que dão proteína sem aumentar as quantidades de gordura.
Para 2 a 3 pessoas vão precisar de:
- Fatias de pão (usei integral de mistura) ligeiramente torrado
- alfaces e/ou espinafres baby
- 4 ovos
- 1 skyr natural ou 1/2 caneca de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorga) ou iogurte grego natural
- sal
- tomate cereja e salsa para a decoração
- 1 abacate maduro
- 1/2 cebola picadinha
- salsa picada (cerca de 3 pés)
- sumo de meio limão ou lima
- 1 tomate pequeno cortado em cubinhos
Para o acompanhamento de abobora:
- 400g de abobora pesada com casca
- sal, tomilho, orégãos, pimentão doce e azeite para temperar
Numa tijela bati bem com um garfo os ovos com o skyr. Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada com azeite, verti a mistura de ovos e deixei cozinhar em lume médio, mexendo de vez em quando.
Com tudo pronto, hora de montar o prato. Coloquei fatias de pão, alfaces e espinafres, o guacamole, o ovo por cima e decorei com tomate cereja e salsa.
Para fazer o acompanhamento de abobora, parti-a em cubinhos, temperei com sal, as ervas aromáticas e azeite. Coloquei uma frigideira antiaderente ao lume. Quando quente adicionei a abóbora. Inicialmente tive o lume alto para dourarem ligeiramente, depois baixei para mínimo e tapei para que termine de cozinhar. Está pronta quando não oferece resistência ao espetar um garfo.
Bom apetite!
0 Comentários