Bolo de cenoura (saudável; vegan; sem açúcar, manteiga nem farinha de trigo)




Andava para fazer um bolinho do género dos "muffins" de cenoura que faço para o meu filho J. Pedro levar para Lisboa, e hoje, motivada por uma seguidora que me pediu uma receita simples de bolo de cenoura, foi o dia.

Não queria um bolo de cenoura sofisticado nem complicado, já existe aqui no blogue e é uma receita minha de eleição a que apenas faço pequenos ajustes. Por isso era só mesmo fazer uma receita que funcionasse com características que eu fazia questão que tivesse: que fosse vegan (esta a pedido duma amiga), que fosse pouco calórico, que fosse prático e, principalmente, que fosse um bolo húmido e fofo ao mesmo tempo. Esta é uma característica fácil de obter em bolos vegan, só é preciso trabalhar "a química" de forma a que as reações que vão acontecer sejam perfeitas, o bolo cresça mas não desidrate.


Com certeza alguns de vocês vão achar exagerado a quantidade de fermento e bicarbonato. Não se preocupem, é mesmo necessário e este é um bolo grande que rende 14 a 16 fatias.
Se o vosso bolo render 12 fatias são 140kcal por cada uma; se render 14 fatias cada uma tem ≃120kcal; se render 16 fatias são 102kcal.
Parece-vos bem?

Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma retangular tipo bolo inglês de 30 por 11 cm)
  • 2 cenouras médias raladas
  • 200g de tâmaras secas 
  • 250ml de leite ( oque preferirem)
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • 2 canecas de farinha de espelta ou aveia
  • 4 colheres de sopa rasas de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1 colher de sopa +1 de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • noz para decorar
Confeção:
Pus 200ml de leite a aquecer num copo alto no microondas. Descarocei as tâmaras e pus a demolhar no leite quente.
Enquanto as tâmaras amoleceram ralei as cenouras, forrei a forma com papel vegetal e pus o forno a aquecer a 180ºC.
Triturei as tâmaras com o leite.
 Numa tigela misturei a cenoura, o creme de tâmaras e o sumo de limão. Acrescentei os restantes ingredientes secos e misturei energicamente (as quantidades de fermento e bicarbonato parecem exageradas mas são essas e é mesmo necessário para obterem bom resultado). Aos poucos fui adicionando o restante leite (50ml) para ter uma massa mais macia.
Esta é a altura de provarem a vossa massa. Eu achei que precisava de mais ingrediente adoçante, embora tenha acabado por não acrescentar nada por ter como destino lanches da manhã e da tarde. Se acharem que querem mais doce, penso que 2 colheres de sopa de qualquer ingrediente adoçante á vossa escolha, liquido ou granulado, é suficiente.
 Verti sobre a forma, decorei com noz picada e levei ao forno 35 minutos (não se esqueçam de espetar um palito antes de retirar e verificar se está limpo.

Deixei arrefecer antes de desformar.



Simples e delicioso!


0 Comentários