Tenho a casa cheia de abacates e por isso á que aproveitar para fazer estas delícias! Não, não tenho nenhum abacateiro, com muita pena minha, mas tenho vizinhos e amigos muito simpáticos que me deram um saco cheio deles.
Este é o guacamole que mais gosto, a par do de tomate que podem ver a receita carregando aqui .
Todo o prato é um dos nossos jantares preferidos. Não faço muitas vezes, mas em dia que chego muito tarde a casa, como foi o caso de hoje, e não há sopa feita, aproveito para fazer estas pequenas iguarias. Não, não fico preocupada pela falta da sopa, somos todos quase adultos cá em casa, e esta é uma refeição muito saudável, com ingredientes do melhor que há.
Porquê comer guacamole?
O abacate é um fruto muito rico em gorduras monoinsaturadas, sendo esta a principal vantagem do seu consumo. É importante que as pessoas percebam que gordura não gera gordura, desde que sejam gorduras boas como as do abacate. Este fantástico fruto contém baixo teor de hidratos de carbono e proteínas, sendo rico em magnésio e potássio. É um ótimo antioxidante pela riqueza em provitamina A e vitamina E.
- 6 fatias de pão integral de cereais
- 6 ovos
- 1 abacate grande (usei 1 médio e 1/2 pequeno)
- 1/2 cebola picadinha
- salsa picada (cerca de 4 pés)
- sumo de meio limão
- 1 fatia de abacaxi partida em pedacinhos
- sal
- 1/2 pepino cortado no espiralizador
- 1 tomate cortado em pedacinhos
- sal
Comecei por fazer o guacamole. Descasquei os abacates e coloquei numa tigela. Esmaguei com um grafo. Acrescentei o abacaxi (guardei alguns cubinhos para a decoração), a salsa, a cebola, sumo de limão e sal. Misturei tudo e está pronto.
Liguei o forno e pus o pão a tostar. Pus um tacho largo com água ao lume para ferver e fazer os ovos.
Retirei o pão do forno e dividi o guacamole pelas tostas.
Quando a água já estava a ferver, desliguei o lume e introduzi os ovos, um a um. É importante que a água não esteja a borbulhar na hora de colocar os ovos. Tapei e deixei que cozinhem por 7 minutos.
Acompanhei com o pepino, o tomate e alguns pedacinhos de abacaxi.
Bom apetite!
0 Comentários