Mousse de manteiga de amendoim ( versão saudável; feita com batata doce; sem açúcar)




O que vão ver aqui é uma das minhas mousses preferidas, elaborada por mim pela primeira vez á algum tempo para uma festinha cá em casa.
A parte de cima, cobertura de chocolate, é por si só uma mousse de chocolate das mais deliciosas que já fiz.
Hoje não há visitas mas é com certeza um dia de festa. O meu querido filho mais velho, o José Pedro, depois duma maratona de frequências na faculdade, veio finalmente de fim de semana. Nunca tinha passado tanto tempo seguido em Lisboa e já lá vão 3 anos de faculdade. 5 semanas sem vir a casa foi um verdadeiro tormento para mim e um desafio para ele. É que sem as marmitas que a mamã manda todas as semanas, roupa lavada e um cesto de fruta, é necessário desenrascar sozinho. E conseguiu que já fui abrir a mala e está tudo direitinho...
Foi por essa razão que fiz hoje esta mousse, em jeito surpresa, pois ele adora manteiga de amendoim e chocolate. E quem não gosta...

É uma mousse saudável, sem qualquer ingrediente repreensível, mas calórica. Quando juntamos na mesma tacinha batata doce, tâmaras e manteiga de amendoim, os valores das calorias sobem em flexa, pelo que copinhos pequeninos ou tacinhas com menos de 200 ml são os ideais para servir.




Vão precisar de:
(Rende 6 tacinhas pequenas de cerca de 200ml. Atendendo a que é uma mousse saudável mas calórica, entendo que não devem ultrapassar esta medida)
  • 2 batatas doces médias ( cerca de 600g)
  • 1/2 caneca de manteiga de amendoim (6 a 7 colheres de sopa bem servidas)
  • 180g de tâmaras descaroçadas e demolhadas em 250ml de água
  • 1/2 caneca de leite (125ml) + 50 ml para a cobertura de chocolate (podem usar o leite que quiserem)
  • 50 g de chocolate preto (usei 70% cacau)
Decoração: amendoins e raspas de chocolate.
Confeção:
Lavei as batatas e pus a cozer em água fervente por meia hora. Escorri e deixei arrefecer um pouco para conseguir descascar. Enquanto isso, descarocei as tâmaras e demolhei-as em 250ml de água quente (estiverem apenas 5 minutos a demolhar, o tempo das batatas arrefecerem, descascar e triturar).
Triturei a batatas descascadas com a varinha mágica e de seguida as tâmaras. Juntei os dois purés e mexi bem. Acrescentei a manteiga de amendoim, sem amolecer antes pois o creme anterior ainda estava quente.
Adicionei o leite, voltei a mexer bem.
 


Retirei 7 colheres de sopa da mousse para uma tigela á parte e acrescentei mais 50 ml de leite. Se quiserem fazer a minha decoração retirem mais uma colher de sopa. Dividi a restante mousse pelos copinhos e levei ao frigorifico.


Pus o chocolate a derreter no microondas por 1 minuto, parando a cada 20 segundos para evitar que ferva. Quando já estava bem cremoso, juntei ao creme (mousse) reservado. Misturei bem e dividi pelos copos.


 Como disse em cima, esta cobertura é uma deliciosa mousse que já fiz cá em casa para uma festa, embora com menos manteiga de amendoim. A receita não está publicada no blogue, mas tentarei faze-lo brevemente.


Para a decoração, usei 1 e meia colheres de sopa do creme separado antes de lhe acrescentar o chocolate. Coloquei na seringa de cozinha e decorei as tacinhas. Salpiquei com amendoins picados e raspas de chocolate.




Que tentação!





0 Comentários