Inspirada nos chocolates "bounty", fiz um bolo em formato de tarte que não vai ao forno e é muito fácil de fazer.
Inicialmente pensei em fazer só uma cobertura de chocolate, mas iria ficar a faltar qualquer coisa... Se há sabor que na minha opinião combina na perfeição com coco, é com certeza o café. Pensei então em fazer um caramelo de café. Nada difícil, o maior problema era mesmo ter de abrir outra lata de coco. A verdade é que não gosto de dar receitas em que as pessoas tenham de deixar produtos frescos e de pouca duração abertos.
No momento não me lembrei de melhor alternativa, ficou este caramelo que é uma verdadeira tentação, até porque leite de coco e café é dos melhor "smoothie" que existem e foi mesmo neles que me inspirei.
Ainda assim, esta cobertura é opcional e parece-me que o bolo ficará bem sem ela.
Vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 240ml)
Base:
- 1 caneca de frutos secos oleaginosos (podem fazer um mix ou apenas um que gostem; eu fiz um mix com nozes, cajus, amendoins e amêndoas)
- 1/2 caneca de coco ralado
- 14 tâmaras descaroçadas
- 60ml de água
- 3 e 1/2 canecas de coco ralado (terão de comprar 2 sacos de 200g)
- 350 ml de leite de coco cremoso (mais um pouco se for necessário para ficar no ponto)
- 4 colheres de sopa de geleia de agave ou puré de tâmaras ou mel para não vegan
- 1/2 caneca de leite de coco sólido (bem servida)
- 1/4 de caneca de geleia de agave ou mel (para não vegan)
- 1/4 de caneca (60 ml) de café (podem fazer instantâneo ou a tradicional bica ou descafeinado (eu fiz com descafeinado instantâneo)
- Puré de tâmaras com manteiga de amendoim, tudo diluído num pouco de água
- leite de coco misturado com puré de tâmaras.
Cobertura de chocolate:
- 80g de chocolate preto
- 2 colheres de sopa de azeite
Confeção:
Para a base, coloquei todos os ingredientes (não demolhei as tâmaras mas podem faze-lo nos 60 ml de água que referi) no processador de alimentos e triturei até estar uma pasta mas com pedaços dos ingredientes bem visíveis.
Para quem não tem processador de alimentos, pode colocar os frutos oleaginosos a hidratar em água por pelo menos 2 horas e as tâmaras por 1 hora. Depois trituram com a varinha mágica apenas com a água das tâmaras (60 ml).
Usei a minha nova forma, que não é bem uma forma, mas sim um aro que possibilita fazer as tartes na medida que quisermos e diretamente nos pratos de servir (encontram á venda nas lojas "Casa" ou no "Deborla"(4€)). Coloquei a forma no prato onde queria servir e dei-lhe a medida de cerca de 22 cm. Coloquei a massa e pressionei para fazer a base do bolo.
Para o recheio, coloquei o coco numa tigela com o leite de coco e o mel. Misturei bem até ter uma espécie duma pasta. Inicialmente parece solta, ao pressionar vemos que fica completamente unida. Se estiver demasiado pastosa, acrescentei mais meia caneca de coco; se estiver demasiado solta, juntem mais um pouco de leite de coco. O coco não é todo igual e não absorve da mesma maneira.
Verti esta massa por cima da base e pressionei. Reservei no frigorifico enquanto fiz a cobertura de caramelo.
Quando já estava frio, verti sobre o recheio. Reservei no frigorifico e fiz a cobertura de chocolate já perto da hora de servir.
Para a cobertura de chocolate, derreti o chocolate em banho maria e quando já estava bem cremoso, retirei e juntei o azeite. Espalhei por cima da cobertura de caramelo, primeiro nos lados e depois deixando cair em fio pelo meio.
O chocolate vai endurecer e quando estiverem a servir, vai sair uma camada de caramelo cremoso por baixo do chocolate.
Irresistível!
0 Comentários