Bolo (tarte) de coco (vegan; sem glúten; sem açúcar, farinha ou aveia)



Inspirada nos chocolates "bounty", fiz um bolo em formato de tarte que não vai ao forno e é muito fácil de fazer.
Inicialmente pensei em fazer só uma cobertura de chocolate, mas iria ficar a faltar qualquer coisa... Se há sabor que na minha opinião combina na perfeição com coco, é com certeza o café. Pensei então em fazer um caramelo de café. Nada difícil, o maior problema era mesmo ter de abrir outra lata de coco. A verdade é que não gosto de dar receitas em que as pessoas tenham de deixar produtos frescos e de pouca duração abertos.
No momento não me lembrei de melhor alternativa, ficou este caramelo que é uma verdadeira tentação, até porque leite de coco e café é dos melhor "smoothie" que existem e foi mesmo neles que me inspirei.
Ainda assim, esta cobertura é opcional e parece-me que o bolo ficará bem sem ela.

Vão precisar de:
(a medida da caneca que usei é de 240ml)
Base:
  • 1 caneca de frutos secos oleaginosos (podem fazer um mix ou apenas um que gostem; eu fiz um mix com nozes, cajus, amendoins e amêndoas)
  • 1/2 caneca de coco ralado
  • 14 tâmaras descaroçadas
  • 60ml de água
Recheio
  • 3 e 1/2 canecas de coco ralado (terão de comprar 2 sacos de 200g)
  • 350 ml de leite de coco cremoso (mais um pouco se for necessário para ficar no ponto)
  • 4 colheres de sopa de geleia de agave ou puré de tâmaras ou mel para não vegan
Cobertura de caramelo sabor a café (opcional; fiz pouca quantidade; se quiserem que fique com mais caramelo de café a "sair" por debaixo do chocolate que entretanto endurece, façam pelo menos mais 25% desta quantidade)
  • 1/2 caneca de leite de coco sólido (bem servida)
  • 1/4 de caneca de geleia de agave ou mel (para não vegan)
  • 1/4 de caneca (60 ml) de café (podem fazer instantâneo ou a tradicional bica ou descafeinado (eu fiz com descafeinado instantâneo)
Outras caramelos que podem fazer que não vão ao lume:
  • Puré de tâmaras com manteiga de amendoim, tudo diluído num pouco de água
  • leite de coco misturado com puré de tâmaras.


Cobertura de chocolate:
  • 80g de chocolate preto
  • 2 colheres de sopa de azeite


Confeção:
Para a base, coloquei todos os ingredientes (não demolhei as tâmaras mas podem faze-lo nos 60 ml de água que referi) no processador de alimentos e triturei até estar uma pasta mas com pedaços dos ingredientes bem visíveis.
Para quem não tem processador de alimentos, pode colocar os frutos oleaginosos a hidratar em água por pelo menos 2 horas e as tâmaras por 1 hora. Depois trituram com a varinha mágica apenas com a água das tâmaras (60 ml).
Usei a minha nova forma, que não é bem uma forma, mas sim um aro que possibilita fazer as tartes na medida que quisermos e diretamente nos pratos de servir (encontram á venda nas lojas "Casa" ou no "Deborla"(4€)). Coloquei a forma no prato onde queria servir e dei-lhe a medida de cerca de 22 cm. Coloquei a massa e pressionei para fazer a base do bolo.
Para o recheio, coloquei o coco numa tigela com o leite de coco e o mel. Misturei bem até ter uma espécie duma pasta. Inicialmente parece solta, ao pressionar vemos que fica completamente unida. Se estiver demasiado pastosa, acrescentei mais meia caneca de coco; se estiver demasiado solta, juntem mais um pouco de leite de coco. O coco não é todo igual e não absorve da mesma maneira.
Verti esta massa por cima da base e pressionei. Reservei no frigorifico enquanto fiz a cobertura de caramelo.


Para fazer a cobertura de caramelo (como disse em cima, esta cobertura é opcional mas fica lindamente a combinação com o coco), coloquei num tachinho o leite de coco e o mel. Levei ao lume, brando, e quando estava bem diluído, juntei o café. Deixei ferver por 15 minutos em lume brando. Fica liquido mas depois engrossa um pouco ao arrefecer.
Quando já estava frio, verti sobre o recheio. Reservei no frigorifico e fiz a cobertura de chocolate já perto da hora de servir.


Para a cobertura de chocolate, derreti o chocolate em banho maria e quando já estava bem cremoso, retirei e juntei o azeite. Espalhei por cima da cobertura de caramelo, primeiro nos lados e depois deixando cair em fio pelo meio.


O chocolate vai endurecer e quando estiverem a servir, vai sair uma camada de caramelo cremoso por baixo do chocolate.

 Irresistível!

0 Comentários