Mousse "Snickers" (feita com queijo quark, pronta em 10 minutos)


Ora então cá está a mousse de Snickers tão adorada pela família e por mim....
(Mousse Snickers com caramelo de manteiga de amendoim)
(Mousse Snickers sem caramelo de manteiga de amendoim)

Não é a primeira vez que vos digo isto, mas tenho cá em casa um verdadeiro fã de Snickers, o meu filho mais velho , o J. Pedro. Na realidade ele adora amendoins e aliá-los a um doce, não podia ser melhor.

Não é a 1ª vez que faço esta mousse, já fiz outras vezes com iogurte grego ligeiro natural e com leite de coco, e também já tinha feito esta versão de queijo quark. É mesmo uma sobremesa SOS cá em casa porque fica pronta num instante. Os  principais ingredientes estão habitualmente no frigorifico, nenhum deles necessita de ir ao frigorifico para solidificar, ou seja, a mousse já está na consistência desejada assim que termina de ser feita. Depois é tudo uma questão de decoração.

Estão aqui fotos diferentes que são a mesma mousse mas com "acabamento" diferente. O copo tem um caramelo de manteiga de amendoim que lhe dá realmente o verdadeiro sabor a Snickers. As taças que fiz para toda a família não têm esse creme, apenas porque quis experimentar assim numa tentativa de diminuir as calorias por taça. O copo não esteve no frigorifico, foi feito e consumido de imediato, daí o creme de chocolate ainda não estar sólido.
Tenho de vos ser sincera: façam com o caramelo de manteiga que vale a pela as calorias que vão a mais!!!!!!






Para 4 taças vão precisar de:
  • 500g de queijo quark 0% mat. gorda ou iogurte grego natural ligeiro ou 1 lata de leite de coco (as latas de leite de coco habitualmente só têm 400g, logo vai render menos um bocadinho mas dá para fazer 4 taças, basta pôr mais um pouco na decoração e "acabamento)
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim (usei da crunchy cremosa; caso usem da normal leiam a nota*)
  • 4 colheres de sopa de mel (generosas se fizerem com queijo quark) ou 2 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de adoçante em pó
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • leite q.b.
Para o molho de chocolate:
  • 50g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 1 colher de sopa de azeite
Para o caramelo de manteiga de amendoim (só está na mousse de copo)
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 colheres de chá de mel
  • leite ou água q.b.
Para a decoração:
  • 25g de chocolate preto cortado em pedacinhos com uma faca
  • 1 mão cheia de amendoins picados grosseiramente

*Usei manteiga de amendoim cremosa o que torna mais fácil a mistura. Já fiz com manteiga de amendoim sólida e apenas é necessário bater um bocadinho mais para ficar um creme macio e também pôr um pouco mais de leite, ou seja, deixá-la mais "mole". Sendo uma manteiga sólida, irá fazer endurecer quando for ao frigorifico.

Confeção:
Comecei por fazer o molho de chocolate e o caramelo.
Para o caramelo de manteiga de amendoim - (Como já disse em cima, a foto do copo tem um caramelo de manteiga de amendoim que é o que realmente dá o sabor a Snickers à mousse. Não fiz para as taças para experimentar e ao mesmo tempo diminuir calorias. Na minha opinião o caramelo faz mesmo falta para ter sabor a Snickers.) Para fazer este caramelo misturo 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim com 2 colheres de chá de mel. Depois de bem mexido vou juntando leite (qualquer leite ou água) aos pouquinhos até ter a consistência que quero, cremosa mas que escorra, com consistência. Façam mesmo que não se vão arrepender.

Para o molho de chocolate -  Parti 50g chocolate preto em pedaços e pus a derreter no microondas por 40 segundos, parando a meio do tempo (importante para evitar que o chocolate ferva). Retirei, mexi e acrescentei 1 colher de sopa de azeite (é mesmo azeite!). Envolvi bem.

Numa tigela misturei o queijo quark, a manteiga de amendoim, o cacau, o mel e o adoçante. Misturei bem e fui juntando leite, uma colher de sopa de cada vez, até ter a consistência que queria. Eu gosto das mousses cremosas (como podem ver na foto do copo), se gostarem mais densas, não misturem qualquer leite; se fizerem com iogurte grego ou leite de coco também não deve ser preciso o leite. Provem para ver se está suficientemente doce.
Nas taça de servir, deixei cair em fio uma colher de café da mistura de chocolate e azeite. Coloquei uma sopa da mousse em cada taça e mais uma colher de café da mistura de chocolate. Repeti até terminar o creme. Se tiverem feito o caramelo de manteiga de amendoim, é apenas necessário fazer a mesma operação que fazem com o chocolate.





Terminei a mousse decorando com o molho de chocolate (e o caramelo de manteiga se o tiverem feito), o chocolate partido e amendoins picados.
 Tão bom....





5 Comentários

  1. Boa tarde, Onde encontro esta marca de manteiga de amendoim? Geralmente, compro no celeiro é mais caro. Obrigada, estou amando seu blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde já muito obrigada! Espero não desiludir. Esta era da Prozis. Se não tiver não há problema. Vou ensinar-lhe uma técnica para usar a manteiga de amendoim de qualquer marca sem problemas de ser mais calrica. Eu compro muitas vezes da do Lidl para as sobremesas. Para o consumo normal faço em casa, mas muitas vezes acaba e não tenho tempo para fazer. O que faço é diluir a manteiga de amendoim do Lidl, não só para ficar cremosa, mas também porque vai dar mais quantidade, logo menos calorias. O que faço é colocar numa tigelinha 1 ou 2 colheres de sopa da manteiga de amendoim sólida e acrescentar água ou leite aos pouquinhos e mexendo sempre bem até ela estar cremosa. Ás vezes junto uma colher de café de mel. Fica um sabor fantástico para as torradas e sendo diluída vai diminuir imenso as calorias. Já testei várias vezes e não há duvida, a quantidade que usamos quando a manteiga está cremosa é muito menos.

      Eliminar
    2. Pode guardar no frigorifico a manteiga diluída vários dias que não há problema.

      Eliminar
  2. Boa tarde! Não dá para substituir o leite de coco por outra coisa?? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sobremesa foi feita com queijo quark e não com leite de coco. O leite de coco é uma alternativa a quem não goste de queijo quark ou veja por exemplo vegano.

      Eliminar