Brownie de chocolate com dupla cobertura (saudável, sem açúcar, farinha de trigo nem manteiga)



Supostamente estou de férias! Pelo menos é o que o calendário e a minha localização dizem... Supostamente de férias não deveria cozinhar e muito menos fazer sobremesas! Pelos menos é que dizem as normas de descanso...
Mas eu não consigo, não quero e nem posso seguir estas convenções! Em 1º lugar porque adoro cozinhar, em 2º lugar porque não gosto de comer fora repetidamente e em 3º lugar porque não há orçamento familiar que resista a uma família inteira estar a comer fora todos os dias durante quase um mês inteiro.
Este brownie surgiu num dos meus supostos momentos de descanso que, em vês de estar estendida ao sol, são na cozinha, de forma mais descontraída que no resto do ano e, neste caso, com um especial gosto em fazer esta sobremesa: era para partilhar com os meus vizinhos do condomínio com quem convivo apenas nesta altura do ano e tanto prazer me dá.

Vou-vos confessar que me custou muito mais passar-vos aqui a receita do que faze-lo! De facto, estar ao computador a escrever não faz parte das minhas distrações de férias, mas não consegui deixar de o fazer, porque todos adoramos esta minha invenção.
Só falta mesmo contar-vos o como é que surgiu. Depois de fazer o brownie, que não passa de uma receita simples e saudável de queques de chocolate ligeiramente modificada para ficar em textura mais húmida, resolvi fazer uma cobertura. Como tinha trazido de casa caramelo de coco, feito propositadamente para usar nas ferias, resolvi usa-lo. Feita essa cobertura, olhei para ele e achei que ainda faltava qualquer para estar perfeito. Já não tinha muito tempo, logo, não podia ser nada que demorasse mais que 2 minutos. Surgiu assim a 3ª cobertura.
Simples e sofisticado, saudável e irresistível, não deixem de fazer com estas ou outras coberturas que gostem!


Para o brownie:
  • 1 e 3/4 de farinha de aveia
  • 3/4 de cacau em pó magro
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 3/4 de caneca de mel ou açúcar mascavado ou adoçante ou mistura destes adoçantes que completem os 3/4 de caneca (eu coloquei 4 colheres de sopa de mel e o restante de adoçante em pó)
  • 3 bananas esmagadas
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • leite (50 a 100ml - 1/4 a 1/2 de copo)*
  • 1 mão cheia de nozes grosseiramente picadas (opcional)
Para a cobertura intermédia:
  • 6 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 3 colheres de sopa de caramelo de coco (ver receita aqui ; podem substituir por 2 colheres de sopa de mel ou de adoçante)
Para a cobertura final ("ganache" de chocolate e café)**
  • 75 g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 50 ml de café instantâneo feito em água ou leite (cerca de 1 café tipo "bica" ou "garoto")
  • 1 colher de chá de mel***
Decorei com noz picada e raspas de chocolate


* A quantidade de leite pode variar de 50 a 100ml, dependendo do que usarem para adoçar o vosso bolo e se trituraram ou apenas esmagam as bananas.
Se usarem só mel ou como eu mel e adoçante, é normal a massa estar mais mole do que se usarem só açúcar; comecem por pôr a quantidade mínima e se acharem a massa densa e difícil de mexer, acrescentem até ao máximo de 100ml de leite;
Se triturarem as bananas com a varinha mágica também fica mais liquido que se apenas esmagarem com o grafo. É só fazer o mesmo que expliquei em cima: começar pela quantidade mínima de leite e se a massa estiver difícil de mexer, acrescentar um pouco mais.

**Este é um ganache que eu habitualmente faço com leite de coco em substituição das natas. Como queria dar-lhe um sabor mais amargo, arrisquei em substituir por café. Se não quiserem ou não gostarem do sabor mais amargo de chocolate com café, podem fazer o "ganache" tradicional com natas ou leite de coco ou ainda leite normal, usando as mesmas quantidades e acrescentando sempre aos poucos de cada vez.

***Se o café estiver adoçado provem o creme e vejam se precisa do mel;

Sugestão:
Experimentem substituir a banana por polpa de batata doce cozida e escorrida. Fica iguelmente delicioso.
Confeção:
Para o brownie:
Forrei uma forma de brownie com papel vegetal. Liguei o forno a 180ºC.
Numa tigela larga juntei todos os secos: farinha de aveia, cacau, sal e fermento.
Noutra tigela comecei por esmagar as bananas. Acrescentei os ovos, o azeite, o mel e o adoçante. Misturei tudo e triturei com a varinha mágica ( as minhas bananas não estavam bem esmagadas e resolvi triturar mas é opcional).


Juntei a mistura das bananas á mistura dos secos e envolvi bem. Retifiquei a textura da massa com um pouco de leite de forma a ficar fácil de mexer e não excessivamente densa.
Juntei um pouco de nozes picadas á massa e verti para a forma.


Levei ao forno 15 minutos (convém espetar o palito para ver se está cozido; no forno da minha casa de Aveiro demora mais 5 minutos que demorou neste).
Retirei e deixei arrefecer.

Fiz a cobertura intermédia misturando os ingredientes numa tigelinha. Espalhei pelo bolo e levei ao frigorifico.

Para a cobertura final, derreti o chocolate no microondas cerca de 1 minuto, parando a cada 20 segundos para mexer (fica melhor em banho maria). Quando já estava no estado liquido, acrescentei o café quente, aos pouquinhos de cada vez e misturando sempre até estar cremoso. Juntei o mel no fim.




Decorei com nozes picadas e raspas de chocolate antes de levar ao frigorifico.