Se há bolos com que me perco de amores são os de maça! Começa logo pelo aroma, normalmente intensificado pela canela, e acaba na textura da maça assada na massa do bolo.
Já fiz muitos, provavelmente nunca fiz a mesma receita duas vezes, há sempre qualquer coisa a mudar ou a acrescentar.
Este foi uma criação minha, inicialmente uma experiência que não tinha a certeza no que ia dar, que logo passou a ser um dos meus melhores dos últimos tempos.
A dificuldade era ter uma massa que "aguentasse" húmida e fofa durante todo o tempo que teria de estar no forno. Este formato normalmente é feito em tarte, em que temos bases que se querem mais secas e crocantes. Num bolo, é necessário alguma perícia, mas nada de difícil.
Tem um enorme "senão": suja imensa loiça! Não se pode ter tudo, certo?
Antes de vos passar a receita, não posso deixar de vos convidar a ver um outro bolo de maça que adoramos cá em casa. A receita podem ver carregando aqui e fica uma foto para vos entusiasmar...
Bolo de maça com "crumble" de noz (feito com açúcar mascado, farinha integral e azeite) |
Vão precisar de:
Para o bolo
- 2 ovos
- 1/2 caneca de puré de maça (para ver a receita carregar aqui)
- 1/4 de caneca de manteiga de amendoim amolecida ou cremosa (podem substituir por outra que prefiram)
- 1/4 de caneca de puré de tâmara ou mel ou açúcar mascavado (carregar aqui para ver a receita do caramelo de tamara e as quantidades)
- 1 caneca de farinha de aveia
- 1/4 de caneca de amido de milho (maizena ou farinha de tapioca)
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de canela
- 1/2 colher de chá de noz moscada
- sumo de meio limão
- 1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1/2 colher de chá de noz moscada
- 2 colheres de sopa de mel
- 5 maças pequenas
- Para a cobertura de crumble:
- 1/2 caneca de farinha de aveia (ou flocos de aveia triturados)
- 1/4 de caneca de flocos de aveia (usei dos grossos)
- 2 e 1/2 colheres de chá de canela
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de mel ou puré de tâmaras
- Nozes ou passas (as minhas nozes ainda não estão bem secas e eu não tinha comprado a pensar em usar das de casa, por isso optei por não colocar nada, mas nozes ou passas fica bem em qualquer crumble)
- Este é um caramelo muito saudável, feito com puré de tâmaras, puré de maça e um toque de canela. Podem fazer a quantidade que quiserem, sendo que a proporção é de 2 colheres de sopa de puré de tâmara para 1 de puré de maça. Será necessário acrescentar um pouco de água se não estiver fluido. Há outras opções que podem ver ao abrirem a receita e se quiserem que fique mais lisinho e idêntico a um caramelo tradicional, basta passar a varinha magica.
Comecei por preparar a maça. Numa tigela misturei todos os ingredientes á exceção da própria maça. A seguir descasquei as maças, parti-as em cubinhos e fui colocando no preparado anterior.
Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma pequena de fundo amovível com papel vegetal.
Numa tigela misturei os secos do bolo: farinha, amido de milho, bicarbonato de sódio, fermento, canela, noz moscada e uma pitada de sal. Noutra tigela misturei os húmidos: ovos batidos, puré de tâmara, puré de maça e manteiga de amendoim.
Verti a mistura dos húmidos sobre os secos e envolvi bem. Levei ao forno por cerca de 10 a 15 minutos, apenas o tempo suficiente para a massa ganhar uma pequena crosta que vá impedir a maça de se enterrar por completo (vão ver que com o peso alguma maça consegue perfurar mas não totalmente).
Enquanto o bolo esteve no forno preparei o crumble. Coloquei todos os ingredientes numa tigelinha e misturei-os.
Retirei o bolo do forno e cobri-o com maça sem verter o molho onde ela está (reservei esse molho). Espalhei pequenas "nozes" do preparado de crumble por cima da maça e retomei ao forno por cerca de 40 minutos. Nos últimos 10 minutos fui regando com o molho do preparado da maça que tinha reservado.
Retirei do forno e deixei arrefecer por completo antes de desformar.
Espalhei um pouco de caramelo de tâmara e maça.
Que tentação...
0 Comentários