Tiras de Pota com molho cremoso de Limão


Eu considero-me uma mãe com sorte! Os meus filhos gostam de peixe! Claro que, com limitações...A Camila reclama do peixe pequeno com muitas espinhas e, em vez da habitual uma hora a comer, são duas...O Zé Pedro é um problema bem diferente...passado uma hora precisa de almoçar outra vez...Fruto dos seus 19 anos!
Quando é "peixe de carne", assim chamadas carinhosamente as tiras de pota pelos meus filhos quando eram pequenos, não há esses problemas! Faço-as das mais diversas formas, como podem ver aqui. Hoje fiz um fantástico molho que combina com quase todo o peixe grelhado, e eles deliciaram-se! Eu adorei porque tinha o almoço pronto em 20 minutos (com o fogão todo ocupado, é certo, mas ele existe para estar ocupado...).

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 1,5 kg de tiras de pota
  • Sumo de 1 limão (4 colheres de sopa para o molho e o restante para temperar o peixe)
  • 1 dente de alho picado ou 1 colher de chá de massa de alho

  • 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de farinha (usei integral)
  • 1 e 1/2 (300ml) de leite
  • 1/2 iogurte natural
  • Salsa picada
  • Sal
Acompanhei com batata pequena cozida com a pele e brócolos.

  1. Temperei o peixe com sumo de limão, sal e alho.
  2. Comecei por pôr as batatas a cozer que é o que demora mais tempo. É então necessário deixar as batatas adiantar porque o resto não demora mais de 15 a 20 minutos.
  3. Pus ao lume um tacho pequeno para o molho, outro com água para cozer os brócolos e uma frigideira grande para grelhar a pota.
  4. Para o molho, coloquei meia colher de manteiga a amolecer e acrescentei-lhe a farinha para alourar. Juntei o leite aos poucos e mexendo sempre para não ganhar grumos. Deixei no lume, brando, para engrossar.
  5. A água para cozer os brócolos já estava a ferver e introduzi-os.
  6. A frigideira para a pota já estava quente e untei com um pouco de manteiga. Acrescentei as tiras e deixei alourar. Juntei a marinada de limão e alho, tapei e deixei ficar uns minutos em lume brando, só até terminar de fazer o molho. (Não convém que a pota esteja muito tempo ao lume porque fica tipo "borracha").
  7. Acrescentei 4 colheres de sopa de limão ao molho já cremoso, retirei do lume e juntei o iogurte. Adicionei salsa picada mas podemos por só por cima já depois de servir.





 
Servi tudo numa travessa, regado com o molho e reservei algum na molheira para quem quisesse por mais. (Pusemos todos!)

Tão simples, tão bom!

0 Comentários