Tarte de maracujá (saudável; fit; proteica; sem glúten)






Foi uma das sobremesas que fez parte do almoço do 1º dia deste novo ano, uma receita que ansiava fazer à já algum tempo, esperava apenas ter uma boa quantidade de maracujás frescos cá em casa. Já é habitual darem-me maracujás, ora sai uma mousse, ora sai um cheesecake, desta vez foi a tarte.
A que aqui vêm nas fotos é a repetição da que fiz para o almoço que referi, já que entendi precisar de uns pequenos ajustes.

*Um deles, o que para mim foi mais relevante, foi ter levado a base ao forno. Os ingredientes e quantidades foram exatamente os mesmos, apenas levei ao forno para "secar" ligeiramente já que na que comemos no almoço de ano novo achei que a base absorveu muita a humidade e ficou muito mole.
Também retirei um ovo ao recheio e, por seu lado, coloquei mais queijo quark. Na primeira achei que estava em demasia o sabor a ovos. A primeira ideia, que também foi concretizada, foi aumentar a quantidade de sumo de limão, depois veio o retirar de um ovo. Seriam estes os pequenos ajustes que o creme do recheio precisava para ficar perfeito.

Esta e a tarte que comemos no almoço de ano novo foram feitas com a preciosa ajuda da minha filha Camila. A Camila é uma autêntica perita a fazer a minha receita de Lemon curd, na qual me baseei para fazer este recheio, e eu já nem me chego ao fogão quando é esse o preparo necessário. Ela faz de forma perfeita, o creme dela consegue sempre ficar mais macio que o meu. Sabem porquê? Ao contrário de mim, a Camila tem o lume baixo, a água ferve calmamente, ela também mexe com muita paciência, e consegue assim o creme perfeito que vocês vêm nestas fotos. 
Já quando sou eu a fazer, já se sabe, é sempre a despachar😉






Tive o cuidado de a fazer proteica, sem qualquer exagero ou estravagância nutricional, para qualquer um poder comer, sem medo!


Vão precisar de:
Base
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de amêndoas (ou qualquer outro fruto oleaginoso ou sementes de abobora ou de girassol ou ainda flocos de aveia)
  • 1 e 1/2 caneca (370 ml no copo medidor) de flocos de aveia (sem glúten se necessário)
  • 100g de tâmaras secas
  • 1 colher de sopa de leite ou bebida vegetal ou água
Recheio
  • 4 ovos
  •  sumo de 1 lima ou limão
  • 5 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) (ou iogurte grego natural)
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (açucar de coco, mascavado, mel, agave, stevia,....)
  • 5 maracujás roxos frescos pequenos  (ou 4 dos maiores)
Cobertura:
  • 3 maracujás roxos pequenos (ou 2 dos maiores)
  • 1 folha de gelatina
Confeção
(fotos no fim)
Para a base:
  1. Forrei uma forma de 22cm de diâmetro com papel vegetal. Liguei o forno a 180ºC.
  2. Triturei as amêndoas no processador de alimentos até estar em farinha. Juntei os flocos de aveia e voltei a triturar em farinha.
  3. Retirei o caroço ás tâmaras e parti-as em pequenos pedaços (isto ajuda a não "enrolarem" no processador). Juntei-as à "farinha" no processador e voltei a pulsar até estar numa farinha grossa e uniforme. Adicionei um pouco de leite, aos poucos e com o processador em andamento, até criar uma espécie de massa que, apesar de solta, fica agregada ao apertar.
  4. Pressionei a massa obtida no fundo e lado da forma para fazer a base. Levei ao forno 10 minutos. (ver nota* na introdução).
  5. Retirei e deixei arrefecer enquanto fiz o recheio.
 


Para a recheio:
  1. Num copo alto (ou no liquidificador) coloquei a polpa de 5 maracujás. Com a varinha mágica pulsei 10 segundos por 6 vezes. Isto vai fazer com que a "goma" que está agarrada ás sementes se solte sem no entanto triturar as sementes. Escorri o liquido obtido num passador.
  2. Numa tigela bati bem os ovos inteiros com o adoçante e o sumo de limão. Levei ao lume, em banho maria, mexendo com frequência até obter um creme.
  3. Juntei liquido do maracujá, misturei e deixei arrefecer um pouco. Finalmente misturei o queijo quark (queijo fresco batido).
  4. Verti o creme obtido sobre a base e reservei no frigorifico meia hora antes de colocar a cobertura.




Para a cobertura:
  1. Fiz exatamente o primeiro passo do recheio, agora com polpa de apenas 3 maracujás pequenos e deixando algumas sementes (não todas) no liquido para servir de decoração.
  2. Demolhei a folha de gelatina, dissolvi-a em 60ml de água quente. Verti sobre a polpa do maracujá, misturei, adocei e, cuidadosamente, colher a colher, coloquei em cima do recheio. Levei ao frigorífico 4 horas.





Tão bom!!!






0 Comentários