"Focaccia" (pão italiano) com alecrim e azeitonas (saudável; vegan; fit)



A avaliar pelas receitas que fiz este fim de semana eu diria que estou a necessitar de viajar!!!! Ai que vontade tenho de viajar e não vejo jeitos de ir mais longe que Lisboa… Adiante…
"Focaccia" é um pão italiano, um pão rustico e aromatizado, maioritariamente com alecrim, se bem que fica ótimo com manjericão. Pode servir de base de pizza se o fizerem baixo, pode ser acrescido dos mais diversos sabores, sendo que o meu preferido é este que vos estou a mostrar, ou o de tomate, também adoro.


Em Itália é muitas vezes servido a acompanhar massas ou apenas como aperitivo. A sua textura é fofa e, para quem nunca experimentou, faz lembrar a base de pizza fofa duma cadeia alimentar de pizzas conhecida, se bem que mais aromatizado.
Feito um pouco por todo o mundo, esta é apenas mais uma versão, a minha. Não dá para fazer grandes alterações em relação ao tradicional, já que se trata dum pão levedado, pelo que apenas alterei a farinha por uma mais proteica.



Fiz duas receitas, duas experiências diferentes, uma mais proteica e outra vegan. A única alteração foi usar toda a quantidade em azeite, ou seja, numa das receita não usei iogurte.

Vão precisar de:
  • 5,5 (2 colheres de chá) de fermento de padeiro seco 
  • 170ml de água morna
  • 2 e 1/2 canecas de farinha de espelta (cerca de 300g)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 hastes de alecrim fresco
  • 50ml de azeite + 30ml para untar
  • 2 dentes de alho picados ou massa de alho (uso da Flor das Hortas)
  • 2 mãos cheias de azeitonas cortadas em rodelas
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por "ativar" o fermento. Para isso misturei-o na água, morna (37 a 40ªC). Reservei 10 minutos.
  2. Numa tigela coloquei a farinha e o sal. Acrescentei o azeite e bati com a bateira com hastes em hélice. Juntei o fermento ativado e continuei a bater até formar uma bola, idêntica a qualquer massa de pão.
  3. Untei uma tigela com 1 colher de sopa de azeite, coloquei em cima a bola de massa, tapei com pelicula aderente (ou um pano) e reservei 2 horas em local quente e livre de corrente de ar. Irá dobrar de volume.
  4. Numa pequena tigela misturei 50ml de azeite, o alho, as azeitonas e o alecrim fresco.
  5. Untei um tabuleiro retangular de 20 por 30 cm (ou uma tarteira) com mais 1 colher de sopa de azeite. Passei a massa já levedada e estiquei-a com os meus dedos (um tabuleiro mais largo se quiserem mais fina; mais estreito se quiserem mais alta). Tapei novamente e voltei a deixar descansar em local quente, agora por apenas 10 minutos, tempo do forno aquecer a 190ºC.
  6. Pressionei ligeiramente com os meus dedos para fazer o efeito "Focaccia", ou seja, efeito de almofada. Espalhei a mistura de alecrim e levei a cozer por cerca de 20 minutos.















Bom apetite!





2 Comentários

  1. Que delícia! A fazer em breve :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que goste Experimente uma cobertura de tomate é a minha preferida .
      Bom dia !

      Eliminar