"Cookies" (bolachas) de cenoura (saudável; vegan; sem glúten; fit)




Quando os meus filhos eram pequenos andavam sempre doentes. Coisas de creches e infantários. Se não era o nariz, eram os ouvidos; se não era a garganta era tudo ao mesmo tempo!
O pior era a tosse. Um e outro foi sempre um problema com a tosse. Passava tudo e lá continuava a tosse. 
Esgotado o tempo recomendado pelo medico de toma do xarope da farmácia, fazia-lhes xarope de cenoura. 
Incrível a sensação que tenho. por uma lado parece ter sido ontem ao mesmo tempo que parece ter sido noutra vida.
Era receita da minha mãe e também me lembro dela me ensinar a fazer. "Tens de pôr á noite na janela, apanhar o frio da noite para ele ficar bom. É assim que a cenoura vai libertar o que é necessário", disse-me ela.
Eu lá fiz tudo como ela ensinou. E repeti, muitas e muitas vezes.




Foram os xaropes de cenoura que tantas e tantas vezes fiz para os meus filhos que me inspiraram a fazer estas bolachas. Tenho a dizer apenas que as bolachas têm um sucesso neles que o xarope nunca teve😉

Vão precisar de:
  • 1 maça media
  • 6 a 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei açucar mascavado com stevia da Sidul , logo apenas metade da quantidade mencionada)
  • 2 ovos de linhaça (2 colheres de sopa de farinha de linhaça diluída em 6 de água por 10 minutos)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de aveia (flocos de aveia sem glúten moídos em farinha)
  • 6 colheres de sopa de farinha de coco
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 2 cenouras medias ou 3 pequenas
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Fiz os ovos de linhaça e reservei. Ralei as cenouras no processador de alimentos (podem usar um ralador manual).
  2. Descasquei a maça, cortei em pedaços, coloquei num copo, tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 2 minutos. Retirei e reduzi a puré.
  3. Passei o puré de maça ainda quente para uma tigela, juntei o açucar e bati bem. Adicionei os ovos de linhaça e voltei a bater bem. 
  4. Acrescentei os ingredientes secos e misturei bem. Finalmente a cenoura ralada e envolvi até ter uma massa densa e homogénea.
  5. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
  6. Com uma colher de sopa coloquei pequenos montinhos de massa no papel vegetal. Com a ajuda da colher achatei-os e arredondei-os.
  7. Levei ao forno cerca de 20 minutos.


 





Tão simples, tão bom!

2 Comentários

  1. Boas e saudáveis ;) É assim q os nossos lanches devem ser: saborosos e saudáveis! Sim, é possível ;) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem toda a razão. Dá um bocadinho de trabalho, sabemos que é bem mais fácil ir ao supermercado, mas vale a pena, ou não é?
      Boa noite, beijinhos!!!!

      Eliminar