Queijadas de queijo cremoso (pasteis de queijo doces) (saudável; opção sem glúten; sem açúcar)



Sempre quis fazer uns destes! A minha perdição por queijo e tudo que com ele é feito, doce ou salgado, faz desejar provar qualquer iguaria com este petisco. Claro que adoro as queijadas de requeijão, que podem ver a receita carregando aqui, ou os originais pasteis de nata de queijo da serra que já tive a sorte de saborear algumas vezes na minha Serra da Estrela, pelo que fazer uma versão saudável deste tipo de receitas é muito tentador. De resto, já não como um pastel de nata de queijo da serra já vai para mais de 2 anos á custa da dieta.


A presença do presidente chinês Xi Jinping em Portugal inspirou-me. Para quem não sabe, os chineses têm uns pasteis (ou tartes) muito idênticas aos nossos pasteis de nata ou tarte de nata. Tal como acontece connosco, são várias as versões e até é difícil para quem está de fora perceber qual é realmente a tradicional. Nada que me tenha desmotivado de tentar fazer uma versão saudável e portuguesa da "Hong Kong egg and cheese tart".


 No que diz respeito à receita em si, alguns pormenores a ter em conta. Começando pelos queijos que usei no recheio, podem escolher um queijo cremoso que gostem mas, atenção, queijo cremoso não é queijo creme!!!! Queijo cremoso é um queijo que foi derretido sobre determinado processo que o mantem naquele estado. Queijo creme é um processo de fabrico completamente diferente, é uma espécie de iogurte com mais gordura e conteúdo. Ainda no que diz respeito ao recheio, podemos faze-lo mais ou menos cremoso, de acordo com o gosto pessoal ou até o destino que tem. Para isso basta deixar o creme menos tempo em banho maria, ou seja, retirar em estado mais liquido tendo sempre em conta que ainda vai ao forno, logo, vai sempre ganhar mais consistência.


 No que diz respeito à base, podem optar por outra e sugiro uma feita com farinha de coco, sem glúten. Tenho de ser sincera, apesar de ter gostado bastante desta base acho que pecou por ser uma farinha muito integral, logo, fica muito "escura". Estas queijadas pedem uma base mais clara para ficarem visualmente mais atraentes. Duma próxima vez que faça é sem duvida com uma base de farinha de coco para ficar mais clarinha.


Vão precisar de:
Base (ver nota * para base sem glúten)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de farinha de espelta
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave, stevia)
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de água
Recheio
  • 1 caixa de 125g de queijo cremoso Alavão da Saloio ou Cabra Palhais
  • 120g de queijo creme (tipo philadelfia)
  • 100ml de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 5 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, stevia, açucar mascavado, de coco,...)
  • 2 colheres de sopa de sumo de lima ou 1 de limão
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
  • 1 gema de ovo para pincelar no final
  • canela para polvilhar
* Para uma base sem glúten sugiro uma de farinha de coco. É altamente fibrosa, combina muito bem com queijo e muito fácil de fazer.
✔️3/4 de caneca (180ml no copo medidor) de farinha de coco
✔️2 ovos
✔️4 colheres de sopa de iogurte grego natural light
✔️sal
Para esta confeção, colocar os ingredientes no processador de alimentos e pulsar para misturar. Vai ficar uma massa um pouco solta mas que ao apertar fica coesa. Forrar as formas com ela, picar com um garfo e levar ao forno a 180ºC 8 a 10 minutos.


Confeção:
Base
  1. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não precisei de untar formas já que usei de silicone. Se usarem tradicionais terão de untar.
  2. Coloquei a farinha numa tigela e abri uma pequena cavidade. Juntei os restantes ingredientes e amassei com a minha mão até fazer uma bola.
  3. Estendi com o rolo da massa (não demasiado fino pois ainda voltei a estender para ajustar à forma).
  4. Fiz círculos do tamanho do diâmetro das minhas formas de silicone, coloquei-os na forma e, com movimentos curtos ajustei-a e estiquei na forma.
  5. Piquei com um garfo e levei ao forno 8 minutos. Retirei das formas quando arrefeceu. Entretanto preparei o creme.
 




 Recheio
  1. Num tachinho triturei (podem bater com a batedeira) todos os ingredientes. Levei ao lume em banho maria, mexendo frequentemente até estar um creme macio e denso. Este creme vai determinar a consistência do creme final. Se quiserem que "escorra" mais depois de prontos (do género natas), deixem ficar mais liquido quando sair de banho maria. Lembrem-se que ainda vai ao forno gratinar.
  2. Dividi o creme pelas bases já desformadas, pincelei com gema de ovo batida e levei novamente ao forno, agora só com a resistência de cima ligada e na parte superior do forno. Retirei logo que ficaram douradinhas.




Tão bom…


2 Comentários

  1. Olá. Como posso substituir o iogurte na base sem glúten? Obrigado.

    ResponderEliminar