Trufas Bounty (saudável; sem açúcar; sem glúten; fit; com leite evaporado)



Todos gostam de bombons de leite condensado e eu não sou exceção. Adoro! Já não me lembro de comer um, pelo menos à dois anos, desde que deixei de comprar leite condensado. Comecei por comprar do magro, mas cheguei á conclusão que é tudo igual, a quantidade de açucar continua a ser gigante.


A necessidade faz o engenho, já diz o velho ditado e eu, com uma enorme vontade de voltar a comer um bombom com o mesmo sabor, tentei faze-lo com leite evaporado. Claro que não consegui fazer no mesmo formato, isso é impossível, mas ficaram fantásticos.


Ainda vai haver uma outra tentativa, não vos vou contar aqui, mas será para retirar o coco ralado que aqui usei.
Para quem não sabe, o leite evaporado surgiu da necessidade de facilitar o transporte e armazenamento do leite normal. Foi o norte americano Gail Borden que, tentando desidratá-lo, descobriu que, antes de se transformar em leite em pó, o produto se transformava em leite condensado.


O leite evaporado distingue-se do leite condensado por não possuir açucar, mas em ambos cerca de 60% da água é tirada por evaporação.
Ora, era mesmo isto que eu precisava para fazer os meus bombons. Acontece que o açucar faz uma enorme diferença na confeção deste tipo de receita e não consegui obter os mesmos resultados sem ele.
O que fiz foi fazer uns bombns com coco ralado e assim conseguir uma determinada consistência sem precisar do "caramelo" que o açucar forma.
O resultado foram umas trufas irresistíveis e facílimas de fazer sem estragar a dieta.



Vão precisar de:
  • 200ml de leite evaporado
  • 1 gema
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram* (usei stevia liquido)
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de coco ralado*
  • 1/2 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
Cobertura:
  • 100g de chocolate preto
  • 1 colher de chá de azeite ou óleo de coco ou manteiga

Nota:
*Esta nota é importante. Eu usei stevia liquido nesta receita. Se usarem algum tipo de açúcar ou mel ou agave,... é normal haver uma espécie de "caramelização", isto quer dizer que irão ter um creme ligeiramente diferente do meu. Não vai alterar a receita, no entanto, na hora de colocar o coco, façam aos poucos, podem precisar de menos 1 ou 2 colheres de sopa.

 Confeção:
(fotos no fim)
  1. Num tachinho bati o leite evaporado com a gema, o ingrediente adoçante e a baunilha. Levei ao lume, brando, mexendo ocasionalmente. Deixei que fervesse 5 minutos (se usarem como ingrediente adoçante açucar, mel ou idênticos deixem ferver apenas por 3 minutos).
  2. Ainda debaixo de lume no mínimo, acrescentei o coco ralado e misturei muito bem até ter uma espécie de pasta. Retirei do lume e deixei arrefecer.
  3. Fiz bolas com a massa de coco e coloquei no congelador meia hora.
  4. Pus o chocolate a derreter com o azeite. Retirei as bolas do congelador e passei pelo chocolate derretido. Coloquei em cima de papel vegetal e polvilhei com coco ralado.


Tão simples, tão bom!

0 Comentários