"Sachertorte" saudável com recheio de compota de physalis ou alperce (vegan; sem açúcar; sem manteiga ou óleo; low carb)

 




É um dos bolos mais famosos do mundo e a receita original continua a ser um mistério. Apesar disso, muitas são as versões feitas seja pelos mais ilustres chefes e pasteleiros, seja pelos mais desconhecidos e insignificantes blogueiros como eu😊

"Sachertorte" é um bolo de chocolate, inventado por Franz Sacher em 1832 para o príncipe Metternich em Viena, capital da Áustria. Ainda hoje é uma das principais atrações desta cidade.
Consiste em duas camadas de massa de chocolate, não excessivamente doce (o que me motivou ainda mais a experimentar), com uma camada intermédia de compota (doce) de alperce. Tem ainda uma cobertura de chocolate negro. Tradicionalmente é servido com chantilly, facto que eu ignorei por completo.

O meu bolo tem muitas alterações de peso no que diz respeito à maioria das receitas que investiguei. Começo mesmo pela maior delas todas: não usei compota de alperce! Não tinha alperces frescos para fazer, não consegui encontrar à venda este fim de semana e não queira fazer com alperces secos nem com compota de compra. Resolvi então fazer com physalis com o intuito de ir "buscar" a cor pretendida. Sorte minha que consegui o que queria logo na primeira tentativa. Ficou uma geleia mesmo idêntica à geleia de alperce. Claro que podemos usar uma geleia já pronta, mas já sabem, a maioria delas tem açucar ( e aos montes…).



Outras alterações na receita são aquilo que já é habitual: retirar o açucar, retirar a imensa gordura vinda de óleo ou manteiga e a farinha também foi trocada por uma mais saudável.
Quanto á execução do bolo em si, o que me correu mal foi mesmo a divisão da massa. Era suposto assar metade da massa de cada vez, mas, (existe sempre um "mas" em qualquer história, certo?😉)eu dividi mal e a primeira camada ficou bem mais pequena. Não, não foi a morte do artista, foi antes a salvação. É que como o bolo leva cobertura, e como guardei a parte mais pequena para a camada de cima, ao cortar o bolo deu a aparência de as camadas estarem exatamente iguais. De resto, estou aqui a contar-vos isto porque vão ver nas fotos, quem comeu do bolo nem se apercebeu.
Antes de passar à receita, não posso deixar de vos contar uma curiosidade. Enquanto fazia as minhas pesquisas para tentar encontrar a receita original deste bolo, li um comentário muito interessante. Dizia que este bolo era melhor com a "idade", no sentido de que era ainda melhor ao segundo ou terceiro dia. Concordo que não perde qualquer qualidade e sim, ainda me soube melhor no dia seguinte!

Vão precisar de:
Bolo 
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de farinha de aveia (ou espelta)
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 1 pitada de sal
  • 200g de chocolate preto (usei 74% cacau) ( ou de culinária) 
  • 1 colher de sopa de azeite (opcional)
  • 1 caneca de puré de maça* (3 maças médias)
  • 1 abacate medio/pequeno maduro**
  • 8 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferirem (usei stevia líquido)
  • 500ml de leite ou bebida vegetal (o que preferirem)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
* Para fazer o puré de maça precisei de 3 maças medias/ pequenas. Descasquei, parti em pedaços para um copo alto, tapei com pelicula aderente, fiz 2 furos na pelicula e levei ao microondas 5 minutos. Triturei com a varinha mágica até estar num puré fino.

**Podem trocar o abacate por aproximadamente 180g de óleo ou manteiga ou margarina

Compota (doce/ geleia) de physalis***
  • 100g de physalis
  • 100ml de sumo de laranja (sumo de 1 laranja grande)
  • 100g de tâmaras secas
  • 1 folha de gelatina ou 1/3 de colher de chá de agar agar (opcional)
***Como disse na introdução, este bolo é tradicionalmente feito com geleia (compota) de alperce. Eu não encontrei alperces e resolvi fazer com physalis para obter uma cor idêntica. Podem fazer este recheio com compota de alperce comprada ou fazer uma trocando as 100g de physalis que usei por alperces.

Cobertura de chocolate:
  • 100g de chocolate preto
  • 6 colheres de sopa leite de coco (lata á temperatura ambiente e agitada) ou café tipo bica ou leite evaporado para opção não vegan
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por fazer o "buttermilk" ( ou leitelho) misturando o leite com o vinagre num copo alto por 10 minutos. Também pus o chocolate a derreter em banho maria com o azeite, triturei o abacate em puré e fiz o puré de maça no microondas.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22 cm de diâmetro.
  3. Numa tigela misturei os ingredientes secos (4 primeiros ingredientes).
  4. Com o chocolate já em creme misturei-lhe o puré de abacate.
  5. Passei para uma tigela grande e acrescentei os restantes ingredientes líquidos: puré de maça, adoçante, extrato de baunilha e finalmente o leite azedado. Misturei tudo muito bem.
  6. Aos poucos verti a mistura de secos sobre a de líquidos e envolvi bem para que fique uma mistura homogénea e cremosa.
  7. Verti metade desta mistura na forma e levei ao forno cerca de 30 minutos. Vão ver que o bolo ganha uma espécie de pelicula que se agarra ás laterais da forma. É normal. Convém espetarem um palito antes de retirar do forno para ver se está cozido. O palito deverá sair limpo embora seja um bolo húmido e que vai baixar muito quando sair do forno.
  8. Retirei, deixei arrefecer 5 minutos, abri a forma e retirei o bolo com o papel vegetal, deixando a forma livre para assar a segunda parte da massa.
  9. Repeti todo o processo para assar a massa restante.






 

 


Compota (doce) de physalis:
  1. Enquanto as camadas de bolo arrefeceram fiz a geleia. Levei ao lume num tachinho todos os ingredientes (tâmaras descaroçadas e physalis descascados do invólucro). Deixei ferver lentamente por cerca de 10 minutos. Retirei para um copo e reduzi a puré.
  2. Se a vossa geleia estiver muito líquida ou apenas quiserem ter mais um pouco de quantidade ou até o vosso bolo for para uma festa e queiram ter a parte do creme bem definida, acrescentem uma folha de gelatina bem hidrata no fim de pronto ou agar agar enquanto está a ferver.



Cobertura:
  1. Para a cobertura de chocolate, pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando bem cremoso juntei-lhe o leite de coco, aos poucos e misturando bem a cada adição até estar bem cremoso.
  2. Espalhei por todo o bolo.
Reservei o bolo no frigorifico depois de arrefecido.


 Tão bom!!!




0 Comentários