Gratinado de brócolos (saudável; lowcarb; paleo)





Também têm aqueles dias em que o frigorífico está quase vazio? Eu tenho muitas vezes, em especial à segunda e à sexta. Quando vou ás compras parece que tudo é demais e depois acaba sem eu dar conta. Muita comida se faz na minha casa….
Costumo ter sempre brócolos e/ ou couve flor. Se não for fresco, pelo menos um saco de congelado há sempre. Também compro daqueles potes de 1kg de iogurte grego, pelo que também é raro falhar no frigorífico, quando chega a meio já estou a comprar outro. Queijo ralado também é ingrediente que não costuma faltar, no entanto, falha de vez em quando. O que faço é ter sempre 1/4 de queijo normal, tipo flamengo, congelado. Quando me falta queijo ralado, ralo o queijo congelado. Não descongelo, pego nele com um pano e ralo no ralador manual. Fica ótimo e resolve perfeitamente as emergências.
Este gratinado é uma receita minimalista, que resultou dum destes dias em que o frigorifico estava a meio gás e que muito idêntica ao gratinado de couve flor que já partilhai e podem ver a receita carregando👉 aqui.
Simples, funcional, um sabor incrível e nem sequer estraga a dieta!

Vão precisar de:
(serve 3 pessoas)
  • 2 pés de brócolos médios
  • 10 colheres de sopa de iogurte grego natural (uso light)
  • 240g de queijo ralado (usei mozarela)
  • 1 colher de chá de orégãos secos (uso da Chaparral)
  • 1 colher de chá de salsa seca (uso da Chaparral)
  • 1 colher de chá massa de alho (uso da Flor das Hortas) ou alho em pó ou 2 dentes de alho picadinhos
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Parti os brócolos em pequenas flores e pus a cozer em água fervente temperada com sal por 3 a 4 minutos (não devem cozer demais, apenas ficar tenros).
  2. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  3. Numa tigela misturei o iogurte grego, os temperos e 180g de queijo ralado. Escorri bem os brócolos e envolvi-os na mistura de iogurte.
  4. Verti numa assadeira untada, polvilhei com o restante queijo ralado e levei ao forno a gratinar cerca de meia hora (até estar douradinho).
 

 

Bom apetite!

2 Comentários

  1. Ola. Esta receita dos broculos gratinados costuma acompanhar com mais alguma coisa? salada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Não, não costumo acompanhar com mais nada, mas acho a salada o melhor dos acompanhamentos.
      Vou fazer esta refeição para uma festa em que me calhou fazer o prato vegetariano e vou levar salada, acho que é o que combina melhor.

      Eliminar