Semifrio Tiramisu (saudável; "fit"; "low carb"; "low fat", feito com queijo quark; sem glúten; sem açucar)




Esta seria uma sobremesa digna dum magnifico dia de verão, mais exatamente dum domingo de verão que não veio! Pois, é que no fim de semana passado, que eu esperava finalmente umas réstias de sol, foi chuva sábado e domingo!



O tempo parece já não ser o que era, eu diria que anda a mudar como as minhas sobremesas. É que eu lembrei-me de á alguns anos atrás ter feito esta sobremesa mas, acreditem, com outros ingredientes e bem diferentes destes que usei desta vez. Não tenho certeza quanto á base, não me lembro se foi de bolo se de bolacha, mas lembro-me bem de que todo o resto foi feito com natas e açucar fino (de confeiteiro), isso tenho a certeza.

O tempo muda, a vida muda, se é para melhor, ainda bem. Uma coisa é certa, nesse tempo comia sobremesas apenas ao domingo ou em dias de festa. Nestes últimos anos, e desde que mudei os hábitos alimentares cá de casa, há sobremesa todos os dias.
Ora então o que é que fiz aqui? Pois é das sobremesa mais fáceis que podemos fazer, tem este aspeto extraordinário, é deliciosas e nem sequer vai acabar com a dieta de ninguém. Não passa de uma base de banana e farinha de coco, uma combinação fantástica de 2 ingredientes aconselháveis em qualquer dieta, que por cima tem 3 camadas feitas essencialmente com queijo quark a que dei 3 sabores diferentes, de acordo com tradicional tiramisu.
Nada mais simples e fantástico de sabor.



Vão precisar de:
Base*
  • 3 bananas médias maduras
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2/3 de caneca (180ml no copo medidor) de farinha de coco
Recheio
  • 1kg de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural ou outro iogurte natural ou natas batidas
  • 10 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (é mais aconselhável ser liquido por se dissolver mais facilmente, no entanto podem usar o que quiserem: mel, agave, açucar de coco ou mascavado, adoçantes, …; se escolherem, por exemplo, açucar de coco, terão de bater bem com a batedeira para se dissolver; Usei stevia liquido)
  • 10 folhas de gelatina
  • 40g de chocolate preto**
  • 2 colheres de sopa de cacau**
  • 1 colher de sopa de café (ou descafeinado) em pó instantâneo
  • 1/2 colher de chá de aroma de baunilha (opcional; podem usar canela em pó ou aroma que prefiram)

* Podem acrescentar á vossa base frutos secos picadinhos e/ou chocolate picado que fica bem e um efeito giro.
** Podem usar só cacau em pó ou só chocolate. Se escolherem usar só cacau em pó serão precisas 6 colheres de sopa; se usarem só chocolate serão precisas 50 a 60g.

Confeção:
Para a base, coloquei as bananas numa tigela e triturei bem até estar num creme. Acrescentei o cacau e a farinha. Misturei bem. Fiz uma bola com a massa (esta é uma massa húmida e muito maleável). Pressionei esta massa no fundo da forma para fazer a base. Reservei no frigorifico.
Fiz este tiramisu na minha forma ajustável á medida que quero. A minha sugestão vai para uma forma de fundo amovível de 20 ou 22cm de diâmetro.

Para o recheio, pus as folhas de gelatina a hidratar em água abundante durante 3 a 4 minutos. Enquanto isso bati o queijo quark com o ingrediente adoçante.
Escorri as folhas de gelatina já amolecidas num passador, voltei a colocar na tigela e juntei-lhes 100ml de água morna para que se dissolvam. Verti sobre o queijo e misturei bem.
Dividi este creme em 3 partes iguais (aproveitei as 2 caixas de queijo quark e outra que tinha acabado á tarde para me ser mais fácil dividir).
Derreti o chocolate no microondas. Coloquei um das partes que separei novamente na tigela, juntei-lhe o chocolate e o cacau. Misturei bem e verti sobre a base. Levei ao congelador por 15 minutos mantendo as duas partes do restante creme á temperatura ambiente para evitar que comece e enrijecer por ação da gelatina.
 
Verti a 2ª parte de creme que separei na tigela e juntei-lhe o café (descafeinado) instantâneo. Misturei bem e verti sobre a forma. Levei ao congelador mais 15 minutos, mais uma vez mantendo a parte restante á temperatura ambiente.
( Se acharem necessário podem ir mexendo os cremes para evitar que comecem a enrijecer.)
Á 3º parte de creme juntei a baunilha e misturei. Verti sobre a forma e levei ao frigorifico durante a noite.




Tão bom…



1 Comentários

  1. Parece delicioso!!
    Ao fim de semana tenho de esperementar.
    E aliás, cogumelo a bulhão de pato - é muito bom!
    Obrigada por receitas!

    ResponderEliminar