Pernas de frango assadas com batata doce





Aqui está uma simples mas deliciosa refeição! Esta é daquelas que agrada a "gregos e troianos". Ou será que há alguém que não goste de frango? E batata doce assada? Cá em casa quanto mais faço mais se come. Se fizer uma batata doce daquelas grandalhonas para cada um, desaparece na mesma.
Mas para que é que eu me dei ao trabalho de fazer um post com tão simples refeição? Afinal de contas, toda gente sabe fazer frango assado com batata. A razão é simples. Como sabem eu não cozinho a pele do frango quando o cozinho por partes. Isto quer dizer que só asso frango com pele quando é frango inteiro e não aproveito o molho que resulta desse assado, já que é um molho carregado de gordura, gordura a mais para mim. Quando faço apenas as pernas de frango, peço no talho para retirarem a pele e aí sim, faço um bom tempero e aproveito o molho.
Foi então esta a razão do post, apesar de já haverem muitos outros idênticos no blogue, mais um nunca é de mais.
É então assim que eu faço esta deliciosa refeição, com as pernas de frango sem pele, bem temperadas e as batatas que, necessariamente vão "apanhar" o molho e o tempero, também elas são para comer sem culpas.



Para 4 a 5 pessoas vão precisar de:
  • 6 pernas de frango partidas ao meio e sem pele
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de tomilho seco
  • 2 batatas doce grandes
  • 1 fio de azeite, sal e tomilho seco para temperar as batatas
  • 2 cebolas
  • 1 colher de chá de pimentão doce (uso da Chaparral)
Acompanhei com salada mista de alfaces e tomate

Confeção:
Pedi no talho para partirem as pernas de frango e retirarem a pele.
Numa tigela misturei o azeite, o mel, a mostarda e o tomilho. Juntei as pernas de frango e "besuntei" bem com a mistura. Reservei no frigorifico meia hora.
Pus o forno a aquecer a 220ºC.
Descasquei e parti em cubos a batata doce. Passei-as para uma assadeira e temperei com 1 fio de azeite, sal e tomilho seco.
Por cima coloquei os pedaços de frango. Parti as cebolas em gomos e dispus pela assadeira. Polvilhei com um pouco de pimentão doce.
 Levei ao forno 1 e meia hora, virando a carne a meio do tempo.
Servi com salada mista.



Bom apetite!

1 Comentários

  1. Boa tarde! Também adoramos. Esteve para ser o almoço de hoje, domingo. Acabou por não ser, o filhote mais velho teve de ir para Lisboa e eu fiz outra coisa. Bacalhau no forno com batata doce, tal e como como estas pernas de frango. Já experimentou?

    ResponderEliminar