Gelado de ricota (saudável; sem açucar; "low carb; "fit"; proteico)




Eu ando insistente com os gelados, já repararam com certeza. Até nem é sobremesa que eu goste especialmente, mas não sou só eu a comer cá em casa e a democracia reina na minha vida.
Bom, apesar dos meus filhos gostarem bastante de gelados, como a maioria das pessoas em especial jovens, a razão da minha insistência tem que ver com o facto de nesta época haver muitas festas cá em casa: são os aniversários, de todos á minha exceção que já fiz; são os amigos que vêm jantar, já que durante o ano é muitas vezes difícil arranjar fins de semana com disponibilidade, enfim, o verão convida a isso: amigos, convívio, jantar no jardim e gelados, pois está claro.
Não estava fácil acertar no gelado ideal para servir aos meus convidados este verão. Não estava, mas já está e é sem dúvida este.

Antes de ir á receita, não posso deixar de agradecer á Lurdes Rodrigues, mais que uma seguidora, uma amiga, que não só me ofereceu uma caixa destas fabulosas framboesas, como também me mandou espinafres e ainda fomos juntas comer um magnifico gelado, oferecido por ela, na linda cidade de Aveiro. Foi um dos melhores gelados que comi nos últimos tempos, era de ovos moles e a gelataria chama-se "Gelados de Portugal". Não deixem de visitar que é do melhor que há.











Vão precisar de:
(Rende 12 a 14 fatias para uma forma do tipo bolo inglês)
  • 500g de ricota (requeijão)
  • 500g de iogurte grego natural
  • 12 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência não granulado* (mel, agave, geleias/xaropes adoçantes,...)
  • 2ml de aroma de baunilha (opcional)
  • 100g de framboesas
  • 100g de cerejas frescas cortadas ao meio e descaroçadas
  • 50g de chocolate preto (usei 70%cacau)
*Se usarem, por exemplo, açucar de coco ou mascavado têm de bater bem até os grãos se dissolverem. .
Molho de chocolate:
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco 
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (usei stevia liquido)

Confeção:
Numa tigela bati bem a ricota com iogurte, o adoçante e a baunilha. Acrescentei as frutas e o chocolate partido fino com uma faca e envolvi.
Verti o preparado sobre uma forma retangular de silicone. Podem usar uma normal e forrar a papel vegetal.
Levei ao congelador por 8 horas.
Retirei 1 hora antes de servir para o frigorifico.

Fiz o molho de chocolate derretendo no microondas o óleo de coco e misturando o cacau e o adoçante. Ele fica liquido mas vai engrossando á medida que arrefece. Eu coloquei ainda quente em cima do gelado e ele enrijeceu quase instantaneamente.
Servi acompanhado de mais cerejas e framboesas.



Tão bom…


1 Comentários

  1. Dá para fazer com morangos frescos, ou o mix de frutas vermelhas congeladas?

    ResponderEliminar