Gelado baunilha / Gelado de chocolate (mini "Magnum" saudavel "homemade"; opção vegan, paleo; opção fit)





Isto hoje tem de ser muito rápido, tenho um gelado à minha espera😉
O meu marido vai fazer 60 anos na próxima semana. Idade bonita, não acham? Eu sou um bocadinho mais nova😊 Claro que uma data como esta merece uma festa em grande. Já ando a pensar nela á algum tempo, há imensas coisas que quero fazer para os meus convidados.
Estes geladinhos são a experiência que estou a fazer para oferecer aos mais novos. É certo que da parte da família direta não há crianças, infelizmente para mim que adoro crianças a correr pela casa. Estamos todos naquela fase da vida que os nossos filhos são pré adultos ou jovens adultos. No entanto, vêm uns amigos que têm meninos pequenos e, claro, eu quero dar-lhes um miminho feito especialmente a pensar neles.
Fiz duas receitas diferentes. Já fiz outras experiências, não muito diferentes destas. O que vos vou mostrar hoje é apenas o aperfeiçoamento do que já fiz antes.
No primeiro caso usei o leite de coco, que no fundo está a substituir natas num gelado tradicional. No segundo caso optei pelo iogurte. Não vou mentir, o de leite de coco é melhor. Pelo menos em termos de sabor é mais idêntico a um gelado de compra, idêntico em termos de sabor a um Magnum. Não estou com isto a dizer que o de iogurte é mau.
Há inúmeras receitas de gelado na blogosfera, muitos aparecem feitos em formas especiais para gelado. Já andei á procura e não encontrei. Presumo que muitos de vós também. Como vêm aqui, há solução para isso e até é bem baratinho. Os pauzinhos e os copinhos comprei numa loja chinesa e custaram menos de 1€ o saquinho de 50. Dá para fazer muitoooossss gelados. Melhor ainda é a possibilidade de reciclar. Quando tomarem café de maquina que é servido em copinhos como este, guardem para fazer os vossos gelados.
Usem a vossa imaginação para fazer os gelados mais singulares. Eu aqui fiz apenas o básico, sabor a baunilha e chocolate, mas podem acrescentar frutas e fazer gelados únicos.

Para 4 mini gelados de baunilha vegan/ paleo vão precisar de:
(a capacidade dos copinhos que usei é de 80ml)
  • 400ml de leite de coco (1 lata que deve estar no frigorifico á pelo menos 1 dia para que a parte sólida se separe da liquida)
  • 80ml de leite (o que preferirem)
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave,...; usei stevia liquido)
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha (em alternativa podem usar uma banana triturada)
Dica: Podem acrescentar frutas partidas em pequenos pedaços, sejam frescas ou secas; podem também acrescentar manteiga de amendoim ou de amêndoa.
Cobertura:
  • 6 amêndoas
  • 40 g de chocolate preto (usei 74% cacau; podem optar por fazer o vosso chocolate de cacau ou alfarroba. Para ver a receita carregar👉aqui)
  • 1 colher de café de óleo de coco ou azeite (opcional)
Para 4 mini gelados de chocolate "fit" vão precisar de:
  • 40g de chocolate preto (usei 74% cacau)*
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de iogurte grego natural light*
  • 1 a 2 colher de sopa ingrediente adoçante liquido que prefiram (esta quantidade depende do vosso gosto; usei stevia liquido)*
Nota*: Podem usar cacau em pó em vez de chocolate. Serão 2 a 3 colheres de sopa de cacau em pó. Para isso terão de usar qualquer iogurte natural que não seja magro, por exemplo iogurte grego "normal" e acertar a quantidade de ingrediente adoçante já que o cacau não é doce como o chocolate.

Confeção gelado de baunilha:
  1. Cuidadosamente retirei a parte sólida da lata de coco. Juntei o adoçante e a baunilha. Bati bem com a batedeira até estar bem cremoso, juntei o leite e voltei a bater. (Não se esqueçam de provar o vosso creme e ver se está ao vosso gosto em termos de doçura.)
  2. Verti nos copinhos, coloquei o pauzinho e levei ao congelador durante a noite.
  3. Retirei do congelador e deixei 3 minutos á temperatura ambiente para desformar mais facilmente.
  4. Piquei as amêndoas e derreti chocolate no microondas com o óleo de coco.
  5. Passei cada gelado pelo chocolate derretido e depois pela amêndoa picada.
  6. Está pronto a comer ou voltar ao congelador.
Dica: Para não "sujar" o chocolate derretido de gelado que entretanto começa a amolecer, coloquem novamente no congelador depois de desformar. O tempo de picar as amêndoas e derreter o chocolate é suficiente.




Confeção gelado de chocolate:
  1. Derreti o chocolate no microondas. Juntei-lhe o iogurte e o adoçante. Misturei bem. (Não se esqueçam de provar o vosso creme e ver se está ao vosso gosto em termos de doçura).
  2. Dividi pelos copos e inseri o pauzinho. 
  3. Levei ao congelador durante a noite (mínimo 6 horas).
  4. A cobertura é igual ao gelado de baunilha.





Tão bom...


0 Comentários