("Eggs in a hole - baked") Ovos no buraco feitos no forno com feta e tomate cereja



Conhecem os "eggs in a hole"? Traduzindo á letra são ovos cozinhados num buraco, habitualmente de pão, mas podem adaptar-se ao buraco de, por exemplo, um abacate.
O que também habitualmente vemos é feitos numa frigideira. Eu não tenho aqui no blogue nenhum exemplo para vos mostrar, mas fica a promessa de fazer em breve e fotografar para publicar.
Desta vez arranjei uma forma de os fazer mais perfeitos e mais práticos: no forno. Para mim a grande vantagem tem que ver, não só com a perfeição que consigo, como também fazer vários ao mesmo tempo. A verdade é que consigo fazer um tabuleiro de "tostas" ao mesmo tempo. Para além disso ainda me permite colocar outros recheios, como queijo por exemplo, tudo ao mesmo tempo e sem sujar pilhas de loiça.

A técnica é fácil e basta acompanharem as fotos em baixo para perceberem. Depois de retirar uma rodela de pão no meio da fatia, procedimento idêntico para fazer na frigideira, em vez de desperdiçar esse pedaço de pão, estiquei-o com o rolo da massa e coloquei-o no fundo. Ao colocar o ovo no buraco, esse bocadinho de pão vai fazer de base e evita que a clara escape por baixo. As minhas claras escaparam mas foi por cima, já que as minhas fatias de pão tinham pouca altura.
Para estes escolhi uma cobertura de queijo feta. Vocês sabem que eu adoro queijo feta e não é só pelo seu sabor. Habitualmente está presente nas saladas, mas ele também fica muito bem nas pizzas. O queijo feta tem alto teor de proteína, vitaminas e minerais. Há até quem o considere, embora eu ache exagerado, o queijo mais saudável do mundo.


Hoje fico-me por aqui e por este exemplo. As minhas férias estão a chegar e é a altura do ano em que mais recorro a este tipo de refeições, logo, não irão faltar ideias para partilhar convosco.


Para cada tosta vão precisar de:
  • fatia de pão integral e/ou de mistura enriquecido de sementes (quanto mais grossa estiver cortada melhor)
  • 1 ovo
  • 1 fatia fina de queijo feta esfarelado
  • 1 folha de manjericão fresco 
  • 2 tomates cereja
Confeção:
Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal (podem apenas untar um tabuleiro).
Com a ajuda dum copo, retirei uma rodela de pão do meio da fatia*. Estiquei essa rodela de pão com o rolo da massa até estar bem fininha.








Coloquei no tabuleiro a rodela de pão esticada e fatia em cima. Abri um ovo e coloquei no buraco, espalhei o queijo feta em volta, o manjericão partido e os tomates cereja.
Nota: A clara dos meus ovos escapou por cima já que o buraco não tinha espaço suficiente.




Levei ao forno na zona mais baixa até toda a clara visível estar branca (é muito rápido, 10 a 12 minutos).
Está pronto a servir.
*Se as fatias de pão forem altas a probabilidade de sair clara de ovo é menor. Por exemplo, as minhas fatias já estavam cortadas e eram finas. A clara de ovo escapou por cima já que não cabia toda no buraco, no entanto, nada saiu por baixo.






Bom apetite!

0 Comentários