Bruschettas (tostas) de ricota, presunto, abacate e ovo poché



Já vos tenho dito que ando encantada com as bruschettas, um autêntico vicio!  De facto é algo que me sabe bem comer e me dá um enorme prazer fazer. Vou ao frigorifico, tiro tudo que tenho e começo a espalhar por fatias de pão, sempre pensando na harmonia de cores e equilíbrio nutricional.
Desta vez foram para ocasião especial. Os meus filhos estão em Lisboa e eu estou só com o meu marido. Resolvi fazer uma folga de 2 dias aos tachos e panelas e não fiz sopa nem cozinhei ao jantar, só liguei o fogão para fazer os ovos. Se pensam que fiz isso para não ter trabalho, enganam-se. Fiz apenas porque me distraí e descontrai. Não gosto nada de ter os filhotes longe. Sei que se estão a divertir, que precisam e faz parte da vida, que não tarda esta ausência dos dois vai ser uma rotina, mas, vendo bem as coisa, ainda tenho um ano para me habituar a isso já que a Camila ainda tem mais um ano aqui até ir para  faculdade.
Estas bruschettas não foram sozinhas para a mesa, foram muito bem acompanhadas de outras mais leves, feitas com ricota, tomate e abacate. Fica aqui o link para espreitarem e uma foto para aguçar o apetite.
Bruschettas (tostas) de ricota, abacate e tomate cereja


Para 4 bruschettas vão precisar de:
  • 6 fatias de pão integral e/ou de mistura enriquecido de sementes
  • 50 g de ricota
  • 4 fatias de presunto
  • 1 tomate ou 1/2 abacate
  • 4 ovos
  • sal, 1 fio de azeite temperado com 1 pitadinha de pimentão doce, cajus picados, sementes de chia para tempero e decoração
Confeção:
  1. Comecei por fazer os ovos. Pus um tacho ao lume com água temperada com sal. Quando já ferve, retiro do lume, agito e coloco os ovos com a ajuda duma concha. Tapo e reservo assim por 6 minutos. Retiro cuidadosamente com 1 escumadeira.
  2. Montei as bruschettas barrando as fatias de pão com a ricota, tomate partido em meias luas ou abacate e o tempero de sal e azeite. Depois o presunto, os ovos e a decoração.

Bom apetite!


0 Comentários