Bolo (pão americano) de batata doce e noz (saudável; sem açucar; sem glúten; vegan; "fit")



Inspirada no "pão de banana" americano, fiz uma receita idêntica á minha, que podem ver carregando👉aqui, mas com batata doce.
A ideia não é nova, esta é apenas mais uma receita em que coloquei uma dose extra de fibras, vindas não só dos flocos de aveia integrais, como também do farelo de aveia e da farinha de linhaça.
Pensada para os pequenos almoços e lanches, este foi uma espécie de teste para as minhas férias que se aproximam. É verdade, mesmo de férias não deixo de fazer as minhas refeições e não só as principais. O pequeno almoço é reforçado, os lanches são tão ou mais importantes, já que por norma fazemos praia até anoitecer e o desgaste é bastante. Não há lugar para gelados nem bolas de Berlim, isso fica mesmo destinado a um dia especial. Para a praia leva-se muita fruta rica em água e, por exemplo, uma fatia de um bolo idêntico a este, como já disse, muito cheio de fibras e de baixo índice glicémico que nos dá uma sensação de saciedade prolongada e energia, claro.
O farelo de aveia contém proteínas, hidratos de carbono, cálcio, magnésio, fosforo, ferro, potássio e vitaminas do complexo B e E. No entanto, o seu nutriente mais importante é a fibra beta-glucana, que é uma fibra solúvel e que possui a propriedade de formar um gel no intestino. É esta massa gelatinosa que aumenta a sensação de saciedade, reduz a absorção de gorduras e hidratos de carbono e melhora o controle da glicémia.

As sementes de linhaça, na forma de farinha, ricas em ômega 3 e 6 - alimento mais rico em ômega 3 presente na natureza -  , são um antioxidante e renovador das células, logo, retardam o seu envelhecimento, protegendo a pele. Mas a linhaça não se fica por aqui, por ter muita fibra, ajuda na regularização da função intestinal e no emagrecimento. Sim, eu disse emagrecimento. O seu elevado índice de fibras fazem com que haja uma libertação de glicose mais lenta no sangue, o que evita os picos glicémicos. Com isso, há menor acumulação de gordura no organismo, além do prolongamento da sensação de saciedade. O resultado é o que nós desejamos: menos apetite! E ainda há mais, as suas fibras contribuem  para a eliminação de gorduras e toxinas.

Para adoçar o meu bolo optei pelas tâmaras. Elas são muito ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia, pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente. Fibras não lhe faltam e talvez sejam todos estes fatores que fazem com que seja considerada um super alimento.
Posto isto, vamos á receitinha.

Vão precisar de:
(receita para uma forma tipo bolo inglês; serve 12 a 14 fatias)
  • 325g a 350g de batata doce polpa laranja ou branca
  • 3 ovos de linhaça (3 colheres de sopa de farinha de linhaça diluídas em 9 de água) ou ovos de galinha
  • 200g de tâmaras descaroçadas demolhadas em 200ml de água quente
  • 120ml de leite
  • 2 canecas (500ml no copo medidor) de flocos de aveia integrais e sem glúten se necessário
  • 1/2 caneca (125ml no copo medidor) de farelo de aveia (opcional; serve para enriquecer de fibras solúveis)
  • 1/2 caneca (125 ml no copo medidor) de farinha de linhaça
  • 1 e 1/2 colher de sopa de canela em pó
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 3 mãos cheias de noz picada (opcional; podem trocar pelo fruto seco que preferirem ou pepitas de chocolate ou não colocar nada)
Para o crumble da cobertura (opcional):
  • 2 colheres de sopa de noz picada
  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de mel ou agave
Confeção:
Comecei por cozer a batata doce em água fervente por 15 minutos.
Enquanto isso, descarocei as tâmaras e pus a demolhar em 200ml de água quente e fiz os ovos de linhaça, misturando num copo a farinha de linhaça com a água até "gelatinar" (10 minutos).

Pus o forno a aquecer a 180ºC. Não untei a forma pois usei de silicone; se usarem normal terão de untar.
No processador de alimentos triturei os flocos de aveia em farinha (podem usar farinha de aveia já pronta). Juntei o farelo, a farinha de linhaça, a canela, o fermento, o sal e o bicarbonato. Pulsei apenas para misturar bem.
Numa tigela triturei bem com a varinha mágica a polpa da batata doce cozida, as tâmaras já reduzidas a puré, os ovos de linhaça e o leite.





Aos poucos juntei a mistura dos secos ao creme de batata doce. Finalmente envolvi a noz picada.
Verti a massa obtida sobre na forma e preparei o crumble da cobertura misturando os ingredientes numa tigelinha. Espalhei por cima da massa.
Levei ao forno cerca de 70 minutos. Pode ser menos, apenas 60, se a vossa forma for maior que a minha.
Deixei arrefecer antes de desformar.






Tão bom...


0 Comentários