Bolo merengue com caramelo de manteiga de amendoim e chocolate (saudável; "fit"; paleo; "low carb")





Que enorme prazer me deu fazer este bolo! Cá em casa o que mais gostaram foi eu não ter gostado do resultado do primeiro bolo já que no dia seguinte voltou a haver😉😂
De facto á receitas que me dão especial prazer em fazer, umas pelo desafio, outras porque são sabores irresistíveis e muito apreciados por todos. Quem não gosta de chocolate e caramelo de manteiga de amendoim? E essa combinação num merengue? Só pode dar qualquer coisa de espetacular.
Esta também foi mais uma experiencia para a festa dos 60 anos do meu marido. Não sei quantas já foram, sei que já mudei a ementa inúmeras vezes.
O meu blogue faz 2 anos no fim de setembro, o que quer dizer que é o segundo aniversario do meu marido em que estou neste projeto. O que antes fazia com uma enorme descontração e alegria, agora faço com um peso de responsabilidade enorme. Que medo que tenho de desiludir!
Na semana passada fiz uma versão saudável do "Morgado do Bussaco", doce conventual muito conhecido aqui para os lados de Aveiro. Durante anos foi esse o bolo dele, um dos seus preferidos, sempre feito por mim. Fiz e levei para oferecer no fim duma reunião de trabalho. "Aprovadíssimo" foi o que me disseram.
Este vou ficar á espera que algum de vós o aprove😉

É facílimo de fazer e não passa da minha receita de "Pavlova" dividida em duas partes e recheada com caramelo de manteiga de amendoim e uma cobertura de chocolate.
Vamos á receita.

Vão precisar de:
Para o merengue
  • 4 claras de ovos á temperatura ambiente (usei 125ml de claras pasteurizadas que retirei do frigorifico 1 hora antes de bater)
  • 1/2 caneca (125 ml no copo medidor) de açúcar de coco ou açúcar mascavado
  • 2 colheres de chá de amido de milho (maisena)
  • 1 colher de chá de vinagre (5ml) ou sumo de limão
  • 1/2 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
Para o recheio
  • 100g de tâmaras secas descaroçadas
  • 100ml de leite (ou bebida vegetal que prefiram ou água)
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
Para a cobertura de chocolate
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 6 colheres de sopa de cacau em pó
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante que preferirem (mel, agave, açucar de coco, mascavado, geleias/ xaropes adoçantes; usei stevia liquido)
  • 100ml de café quente ou leite ou sumo ou chá ou apenas água
Ou

  • 80g de chocolate preto 
  • 100ml de café quente ou leite ou sumo ou chá ou apenas água
Confeção: 
Merengue
Pus o forno a aquecer a 150ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal. Para quem nunca fez um merengue, em hipótese alguma untem um tabuleiro, este preparado é "anti-gordura".
Numa tigelinha misturei bem o açúcar com a maisena. Também medi o vinagre e o aroma de baunilha.



Bati as claras já á temperatura ambiente em castelo firme, começando com a batedeira na potencia baixa/ média e aos poucos passando para potencia máxima.
Quando já bem firmes e passando a batedeira novamente para potencia média, fui juntando a mistura de açúcar e maisena, uma colher de sopa de cada vez e batendo sempre cerca de 1 minuto (ou até se dissolver) entre cada adição. Parei de bater só quando deixei de sentir qualquer grão de açúcar. É um bocadinho demorado, mas têm de ter paciência.
Acrescentei o vinagre e a baunilha e bati só por 20 segundos (apenas para envolver).



Dividi o merengue em duas partes iguais e dei-lhes a forma de disco. (Os meus ficaram um bocadinho largos demais e acabaram por se unir.)
Levei ao forno a assar por 65 minutos. Por favor, em situação nenhuma abram o forno durante o tempo que estiver a assar nem alterem a temperatura do forno!
Deixei arrefecer por completo dentro do forno com a porta entreaberta.



Recheio
Logo que coloquei o merengue no forno pus as tâmaras a demolhar no leite aquecido. Deixei hidratarem e amolecerem todo esse tempo. Depois triturei com a varinha mágica até estar num creme macio.
Juntei a manteiga, voltei a triturar apenas para misturar.
Acertei com mais um pouco de leite para ficar na consistência que queria. Se quiserem mais denso deixem ficar como está, é mais fácil de servir se tiverem convidados.
Coloquei este creme por cima duma das placas de merengue e cobri com a outra.











Cobertura
Derreti o óleo de coco no microondas. Juntei o adoçante e o cacau. Misturei bem com uma colher. Fiz o café (descafeinado) e fui juntando, aos poucos, cerca de 30 ml de cada vez e misturando bem com o batedor de varas manual. Vão ver que ele vai mudando muito a textura até estar num creme de chocolate muito macio, cremoso e sedoso.
Verti sobre a segunda placa de merengue.
 Podem servir de imediato ou reservar no frigorifico meia hora para enrijecer um bocadinho.






Tão bom...

0 Comentários