Tortilha espanhola com batata doce (Spanish tortilla with sweet potato) (saudável)



Aqui está uma deliciosa e saudável receita que eu tinha um enorme medo de fazer!
Bom, é que isto de substituir a batata por batata doce não é nada difícil; fritar a batata num pouco de azeite também não, mas assassinar as receitas dos nossos vizinhos espanhóis já é mais arriscado😉
Também não é o fim do mundo e até já começo a ficar habituada ao rotulo de destruidora de receitas tradicionais, mas que ficou super mega bom, lá isso ficou!
Para quem não sabe, a tradicional receita de tortilha espanhola é uma espécie de omelete feita com batatas fritas e ovos com ou sem cebola. Claro que se pode juntar outros ingredientes, mas esta é a receita tradicional. Eu fiz questão de nesta publicação também fazer só o básico, sem acrescentar mais nada, se bem que acho que fica muito bem com espinafres ou pimento verde. O que realmente senti falta para me saber a "espanhola" foi presunto, que infelizmente não tinha em casa e acabei por acompanhar com uma bola de mozarela.

A confeção é facílima, o segredo está mesmo no virar. Eu, com as pressas, tirei um prato demasiado pequeno para fazer essa função. Acreditem que a pressa era mesmo muita e não me dei ao trabalho de ir buscar outro, comecei e terminei com aquele.
Para 3 a 4 pessoas vão precisar de:
  • 400g de batata doce polpa laranja
  • 1 cebola média /grande
  • 6 ovos grandes
  • 60ml de claras de ovos (2 claras de ovo; opcional)
  • 2 + 8 colheres de sopa de azeite
  • sal e salsa seca (uso da Chaparral)
Acompanhei com uma bola de mozarela fresca e salada mista.

Nota: Esta é uma receita muito versátil e podem adicionar quaisquer sobras de vegetais, queijo ralado, pimento fica lindamente, frango desfiado ou até atum. Eu entendi fazer uma básica para colocar aqui no blogue, mas a imaginação é o limite para a melhor tortilha.

Confeção:
Parti a cebola em meias luas. Pus ao lume uma frigideira antiaderente grande com 2 colheres de sopa de azeite. Adicionei a cebola e deixei cozinhar em lume medio até estar transparente.
Enquanto isso, lavei e descasquei a batata doce. Parti em triângulos finos como se fosse para fritar.
Retirei a cebola e reservei. Passei o lume para o máximo e coloquei a batata. Reguei com o restante azeite e deixei fritar as batatas até estarem douradas.
Nota: tradicionalmente as batatas são completamente cobertas de óleo ou azeite. Eu apenas cobri a camada de baixo e foi mais que suficiente.


Bati os ovos com as claras, o sal e a salsa.
Escorri bem todo o azeite, baixei novamente o lume para médio e verti os ovos em cima. Juntei a cebola e deixei cozinhar alguns minutos. Assim que os ovos começaram a espessar, aconcheguei os lados com a ajuda duma colher para dar o formato redondo. Tapei e deixei cozinhar até estar toda quase toda sólida.
Para a virar usei um prato (nitidamente usei um prato demasiado pequeno para o efeito, mas com a pressa não fui tirar outro😞). Coloquei em cima da frigideira e virei ao contrario. De seguida deixei deslizar do prato novamente para a frigideira para cozinhar do lado contrário por mais 2 minutos.
Servi acompanhado de salada mista e uma bola de mozarela. O ideal é presunto, mas infelizmente não tinha em casa.








Bom apetite!




0 Comentários