Tarte de coco e gelado morango/banana ou Tarte de coco e chocolate (saudável; "fit"; sem açúcar)






Lembram-se dos bolinhos de coco que vos mostrei á pouco tempo? Aqueles feitos com "leite condensado" de banana, claras e coco ralado? Não? Então espreitem aqui. Pois bem, resolvi usar a receita desses bolinhos para fazer uma base de tarte. Bom, na verdade não foi uma, mas sim duas.
Eu até já tinha feito umas tartes parecidas e que gostamos bastante cá em casa, receitas deliciosas que podem ver carregando aquiaqui aqui, mas desta vez queria qualquer coisa mesmo prática, daquelas que se faz enquanto está a sopa ao lume. Para além disso, tinha bananas maduras mesmo boas para fazer as bases e, como no congelador já estavam 3 sacos de banana congelada para os gelados, não precisava de as guardar para esse fim.

Resolvi então fazer estas duas tartes, com estes dois sabores diferentes, muito difícil de escolher qual o melhor. Vinha aí o feriado, eu queria descansar um bocadinho do blogue e da cozinha, por isso entendi deixar adiantado tudo quanto podia para os dias que se seguiam.
No caso do recheio de gelado, podem fazer com o sabor que gostarem, por exemplo, se juntarem cacau á banana é dos melhores gelados de chocolate que podem ter e não tenham medo que ele amolece um bocadinho mas não escorre, mantém sempre consistência suficiente para estar numa tarte.







Vão precisar de:
Base
(Nota: 1 base = 1 tarte)
  • 1 banana média madura
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de coco ralado
  • 3 claras de ovo grande ou 4 médio (100 a 120ml de claras pasteurizadas)
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, xaropes/geleias adoçantes, açúcar de coco, mascavado, adoçante; usei adoçante liquido stevia)
Recheio de gelado banana/morango
  • 2 bananas médias cortadas e congeladas
  • 6 morangos congelados ou frescos (podem trocar por outro fruto vermelho ou 2 colheres de sopa de cacau em pó ou 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, por exemplo)
Recheio de chocolate
  • 100g de chocolate preto (usei 74% cacau)
  • 6 colheres de sopa de iogurte grego natural light ou queijo quark ou leite coco sólido
Confeção:
(Habitualmente tenho banana congelada para os meus gelados. Quando estão bem maduras, parto em rodelas finas, ponho num saco sem as sobrepor e congelo. Para fazer gelado têm de estar á pelo menos 5 horas no congelador.)

Comecei por fazer a base. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma do tipo bolo inglês com papel vegetal.
Bati as claras em castelo. Quando já estavam quase no ponto, juntei o adoçante e terminei de bater até estar bem firme.
Numa tigela triturei a banana em puré (estamos a fazer leite condensado de banana). Juntei-lhe o coco e misturei bem. Envolvi as claras aos poucos.
(Para verem fotos destes passos carregar👉aqui

Estendi a massa (uma espécie de pasta húmida) que obtive no fundo e lados da forma. Levei ao forno 25 minutos, passando para a prateleira mais baixa do forno a meio do tempo pata evitar queimar as bordas e também deixar a base bem sequinha. Retirei e deixei arrefecer.



Recheios:
Para o recheio de gelado de banana, pus a fruta congelada no processador de alimentos e triturei até estar bem cremoso. Inicialmente ela fica num granulado e agarra ás paredes do processador. É preciso ir parando e soltar.
Estendi este creme na base e reservei no frigorifico. (Não se preocupem, ele amolece mas não escorre. A foto foi tirada 4 horas após estar pronto no frigorifico e, como podem ver, não perde consistência).
Para o recheio de chocolate, pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando já estava cremoso, retirei, deixei arrefecer 3 minutos e juntei o iogurte. Misturei bem e espalhei na base. Reservei no frigorifico.




Tão bom…


0 Comentários