Peito de Frango à Parmegiana (saudável; rápido; feito no forno)




Os meus filhos adoram isto! De vez em quando tenho mesmo que fazer, senão, não se calam! É verdade, na idade deles ainda lhes dá para estas coisas, principalmente o J. Pedro, o mais velho. Com quase 21 anos ainda é menino para andar dias a dizer á mãe: "Mamã, quando é que fazes (...)? Disseste que fazias e ainda não fizeste." E é capaz de repetir isto uma serie de vezes no mesmo dia até eu ceder. Sim, uma série de vezes num dia, já que como só cá está ao fim de semana, não lhe serve de muito insistir pelo telefone😉😅

Esta é uma receita que já existe no blogue, no entanto, teve direito a novo post. Não que tivesse mudado muito, apenas fiz como tenho feito das ultimas vezes, uma mistura de duas receitas e resolvi fotografar. Como achei que ficaria confuso promover nas redes sociais as duas receitas numa só, entendi que o melhor era mesmo um novo post.
Assim sendo, antes de mais nada, ficam aqui os links e as fotos das duas receitas que deram origem a esta, tantas vezes feita cá em casa.


Falando agora um pouco sobre este fantástico parto italiano, esta é uma forma de o confecionar saudável e, principalmente, muito, mesmo muito rápido. É difícil de acreditar, mas em pouco mais de meia hora eu tinha o almoço na mesa!
E o que é que pode ser melhor que ser rápido e saudável? Só mesmo sujar pouca loiça!!! Pois, é que este é daqueles que, feito tradicionalmente é uma pilha de loiça para lavar que nunca mais acaba!


Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 2 peitos de frango grandes ou 4 pequenos
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • pão ralado q.b. (uso integral)
  • 50g de queijo ralado mozarela 
  • 1 pitada de orégãos secos (opcional)
Molho de tomate*
  • 1 cebola pequena ou 1/2 media picada
  • 1 dente de alho picado ou 1 colher de café de massa de alho (usei da Incopil)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 lata de tomate em pedaços 
  • Orégãos, manjericão e salsa seca q.b. (uma pitada de cada)
  • 1 pitada de sal
* Hoje fiz eu o molho de tomate. Quando uso de compra a minha escolha é o molho de tomate da Flor das Hortas. Já vem temperado, embora eu goste de lhe acrescentar mais uma pitada de orégãos e/ou manjericão seco. É de excelente qualidade.















Confeção:
Comecei por partir os peitos de frango em bifes altos (grossos). Eu tinha 1 grande que dividi ao meio e 3 pequenos que apenas abri em borboleta. Coloquei numa tigela com a mostarda e besuntei-os bem.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Passei os bifes por pão ralado, pressionando para que agarre bem e pus no tabuleiro do forno forrado a papel vegetal. Levei ao forno 15 minutos, exatamente o tempo que precisei para fazer o molho de tomate ( e ainda deu para adiantar a salada que acompanhou😉).
Nota: não é necessário ficar dourado nem totalmente cozinhado, já que vai voltar ao forno.

Fui preparar o molho de tomate. Levei ao lume um tachinho com a cebola, o alho e o azeite. Logo que a cebola amoleceu, juntei o tomate (evitando a parte mais liquida) e as ervas aromáticas. Deixei cozinhar em lume medio/alto cerca de 8 minutos. Retirei do lume e triturei um pouco com a varinha mágica.
Retirei os bifes do forno, coloquei cerca de 1 colher de sopa de molho em cima de cada um deles, polvilhei com o queijo e uma pitada de orégãos e levei novamente ao forno até o queijo estar derretido (cerca de 10 minutos).
Servi acompanhado de salada mista e arroz seco integral.




Bom apetite!


0 Comentários