Omelete de claras, espinafres e tomate (proteico)





Começo por vos dizer que não aconselho a fazer se não tiverem claras pasteurizadas, a não ser que tenha havido festa por aí e tenham sobrado mesmo muitas claras😉 De resto, eu fiz este jantar por dois grandes motivos: o primeiro porque estamos realmente fãs de omeletes ou crepes de claras, é uma refeição super saudável, super fácil e rápido, super nutritiva e muito pobre em calorias; o segundo é ter de consumir o pacote de claras pasteurizadas que tinha aberto á uma semana e iria estragar entretanto, até porque não o tinha selado bem.
Já há aqui pelo blogue outras receitas idênticas que podem ver carregando👉 aquiaquiaqui.
Esta é digamos que mais eficaz. E porquê? Porque vai tudo ao lume ao mesmo tempo e fica logo despachado.

Para além das claras que tinha de consumir, também os espinafres estavam a pedir o mesmo destino. Juntei o útil ao agradável e ficou ótimo. Na omelete do meu marido ainda fiz um acrescento, que vos aconselho fazerem se não se incomodarem muito com contagem de calorias (como é o meu caso😞): acrescentei queijo ralado, já quando a clara estava praticamente toda esbranquiçada.
Podem fazer com tomate ás rodelas, assim como podem acrescentar outros ingredientes diferentes dos meus. O único cuidado a ter é com legumes que larguem muita água.

Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 360ml de claras pasteurizadas* ou claras de 12 ovos
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite + 1 para untar a frigideira
  • 6 mãos cheias de espinafres baby (cortados se estiverem muito grandes)
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça dourada (opcional)
  • sal e manjericão para temperar (podem trocar pelo tempero que preferirem, pimenta, por exemplo)
  • 100g de tomate cereja ou tomate cortado em fatias
* Encontram á venda em qualquer supermercado no corredor dos iogurtes. 
Confeção:
Pus uma frigideira ao lume com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola amoleceu juntei os espinafres e salteei por 3 a 4 minutos. Passei para uma tigela.
Juntei aos espinafres as claras, a linhaça e os temperos. Misturei.
 
Pus novamente uma frigideira antiaderente ao lume (não usei a mesma por ser demasiado grande) untada com azeite e, quando quente, verti 1/3 da quantidade da mistura de claras (cerca de 2 conchas). Espalhei alguns tomates cereja partidos ao meio, tapei e deixei cozinhar, tudo sempre em lume médio, até estar toda a parte voltada para mim bem branca.
Está pronto a servir.
Como disse na introdução, podem acrescentar o que quiserem e fazer com os mais diversos legumes, tendo apenas cuidado com os que largam muita água. Na omelete do meu marido acrescentei queijo ralado (já que ele não conta calorias como eu😉).


Bom apetite!


0 Comentários