Mousse de limão (saudável; proteica; com queijo quark; sem natas; sem leite de coco; sem leite condensado; sem açúcar)




Estou aqui a olhar para o ecrã do meu portátil e a pensar por onde é que vou começar para vos explicar de onde vem esta receita. Bom, a verdade é que eu já faço o creme que aqui usei á algum tempo e serve para várias receitas, desde pasteis de nata a tarte de limão ou esta mousse de limão. É uma técnica antiga que eu não sei bem onde aprendi, nem sequer sei se é de alguma receita tradicional portuguesa. Como sabem, os meus conhecimento sobre doçaria tradicional portuguesa não é dos melhores, mas tenho uma ideia que fiz esta técnica a primeira vez para fazer um "curd de limão".
Tudo não passa de "cozer" os ovos bem batidos em banho maria com um pouco de liquido (aqui foi sumo de limão). O que obtemos é um creme muito macio e  cremoso que é uma verdadeira tentação. Qualquer ingrediente adoçante serve, seja ele liquido ou sólido e hoje até usei stevia liquido.
Quando fiz a tarte de nata que vos mostrei aqui não usei esta técnica, fiz com maisena para engrossar o creme pois queria mostrar a alternativa do açafrão em substituição dos ovos, mas logo houve cá em casa quem falasse da tarte de limão, que já não fazia á algum tempo, e dos pasteis de nata feitos precisamente com esta técnica. Entendi fazer estas sobremesas nos próximos dias cá em casa para mostrar aqui no blogue e, como quem não quer a coisa, agradar á família que não se esquece do que eu faço de melhor.
O melhor de tudo é que é realmente muito fácil e rápido de fazer. Nem vão acreditar quando lerem lá em baixo.
A tarte de limão irá aparecer brevemente aqui no blogue, terão de esperar mais um dia para eu conseguir escrever tudo, e depois á-de vir mais sobremesas, sempre com a mesma técnica.


Para 4 taças/ copos de 200ml de capacidade vão precisar de:
  • 4 ovos
  • sumo e raspa de 1 limão sumarento
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha (podem usar qualquer um, seja sólido ou liquido: açúcar de coco, mascavado, mel, agave, adoçante em pó ou liquido; usei stevia liquido)
  • 4 colheres de sopa de queijo fresco batido 0% mat. gorda (queijo quark) ou iogurte grego natural ou natas batidas ou leite de coco sólido
  • 2 a 3 claras de ovo dependendo se é ovo medio ou grande (60 a 70ml de claras pasteurizadas)
Confeção:
Bati bem com um batedor de varas manual os ovos com o adoçante, o sumo e a raspa de limão. Levei ao lume em banho maria, mexendo com frequência. Vão ver que rapidamente fica num creme macio e denso.

Retirei debaixo da água quente e deixei arrefecer um pouco enquanto bati as claras em castelo. São 3 claras de ovo médio ou 2 de ovo grande; eu usei claras pasteurizadas.
Juntei o queijo quark, uma colher de cada vez, e misturei bem. O que acabaram de fazer é provavelmente o "LEMON CURD" mais delicioso, fácil e saudável que alguma vez viram.

Finalmente envolvi as claras e dividi por 4 copos (na foto só estão 3 dá para 4).
Reservei no frigórico por 2 horas e servi com uma colher de queijo quark adoçado com stevia.


E é tão bom...





10 Comentários

  1. obrigada pela receita. melhor ainda com essas fotos ilustrativas.

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto. Parece simples e delicioso. Vou experimentar. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai gostar com certeza. Esta mousse é fantástica .
      Obrigada eu. Boa Noite

      Eliminar
  3. Desculpe Sandra mas o quark junta às claras certo? Pelas fotos penso que sim mas só para certificar! Mesmo a calhar esta receita! Andava aqui a pensar o que fazer com os limões todos que me deram há pouco tempo. 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Não, misturo no creme de ovos e depois envolvo as claras. Peço desculpa se não está bem explicado Logo que tenha um bocadinho venho verificar a escrita.

      Eliminar
    2. Obrigada Sandra! Eu é que devo ter feito confusão. Outra questão e desculpe a ignorância mas onde encontra as claras pasteurizadas? Obrigada!

      Eliminar
    3. Em qualquer supermercado. Continente ou pingo doce por exemplo É um pacote idêntico ao de leite, está na zona de frio entre as manteiga e os Iogurtes

      Eliminar
  4. Parece-me muito bem! Aliás todas as suas receitas me parecem ótimas, simples e saudáveis. Mesmo o que andava à procura. Já fiz esta, acho que ficou boa, falta comprovar depois de fresquinha!... Obrigada, vou seguir as suas receitas e dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde! Fico contente que esteja a gostar das receitas. E a mousse, ficou boa ? Gostou ?
      Espero que sim !

      Eliminar