Mousse de chocolate e couve flor (Cauliflower chocolate mousse) (saudável; sem açúcar; vegan)

O 1º lugar no pódio para a mousse de chocolate mais aveludada de sempre passou definitivamente para a MOUSSE de CHOCOLATE de COUVE FLOR! Pois é, meus queridos seguidores, podem esquecer o poderio do abacate no que diz respeito á cremosidade das nossas mousses, pois a couve flor, com as suas miseras 25 calorias por 100g, ganha aos pontos e em várias vertentes.
Não foi á primeira, nem á segunda, há terceira foi de vez e aqui está a minha receita para esta fabulosa mousse de chocolate!



 A ideia não é minha, embora não tenha encontrado nenhuma receita igual á que fiz, nem em português nem em inglês. A primeira experiência foi á já algum tempo e com couve flor congelada, tal e qual como se faz com a banana. Tinha visto num vídeo duma bloguer que sigo no meu instagram pessoal (peço desculpa não me lembrar qual, já foi á muito tempo) e resolvi experimentar. Talvez por o meu processador de alimentos não ser muito potente, não consegui uma mousse cremosa e ganhou imensa água passado pouco tempo de estar nas taças. Enfim, não me correu bem e por muito que pensasse, não consegui ver uma forma de mudar a situação. Só mesmo em formato de gelado resultaria.

Tentei com a couve flor cozida e sim, fica fabulosa! Porquê a publicação hoje? Bom, apesar de ser duma cremosidade incrível, é necessário eliminar por completo o sabor a couve. Para isso foi necessário alguns acertos. Testei com manteiga de amêndoa e com leite de coco sólido. Fica igualmente bom, embora, o chocolate foi quem reuniu mais consenso cá em casa.
Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 1 couve flor pequena ou 1/2 média 
  • 200g de tâmaras secas
  • 150ml de leite (o que preferirem) ou água
  • 1/2 caneca (ou 125ml no copo medidor ou 65g) de cacau em pó
  • 1 colher de chá de café ou descafeinado instantâneo (opcional; podem trocar por canela, baunilha, um licor, ...)
  • 50g de chocolate preto 

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Cortei a couve em pequenas flores e pus a cozer em água abundante. Cozeu por cerca de 15 minutos (queremos a nossa mousse como se fosse veludo, certo?😉)
  2. Enquanto a couve cozeu, descarocei e pus as tâmaras a demolhar no leite morno (pode ser água).
  3. Escorri a couve e passei para uma tijela. Juntei os restantes ingredientes (tâmaras com o leite da demolha) e triturei com a varinha mágica. Podem fazer no processador de alimentos ou liquidificador.
  4. Apesar de aparentemente não parecer lisinha e macia, fica completamente aveludada na boca (ao toque).
  5. Derreti 50g de chocolate preto e verti sobre a mousse já pronta. Misturei bem.
  6. Esta é a altura para provarem a vossa mousse. Vejam se querem mais doce e acrescentem 1 colher de sopa de cada vez de ingrediente adoçante (mel por exemplo); ou se gostam mais amarga e aí basta acrescentar mais 1 colher de sopa de cada vez de cacau em pó.
  7. Dividi por tigelinhas e reservei no frigorifico 1 hora.




Irresistível....



Comentários