Lasanha de queijo quark e curgete



Como eu gosto disto!!!
Sim, é de facto um sabor incrível, a palavra "queijo" diz tudo, mas também é a lasanha mais fácil e rápida de fazer. Claro, também das menos calóricas....Estamos a dois passos do verão😉




O que dizer da execução desta receita? Talvez uma nota sobre o grelhar da curgete antes de a colocar na assadeira. Eu já fiz sem esse passo, acontece que acho que não fica agradável ao paladar. A curgete cozinha, sim, mas não toda por igual, para além de largar muita água. O que faço é ir grelhando e colocando logo na assadeira. Em menos de meia hora está tudo pronto para ir ao forno.


Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 2 curgetes médias
  • 500g de queijo fresco batido % mat. gorda (queijo quark)
  • 120g de queijo ralado + 80g para a cobertura
  • 2 ovos
  • 1 colheres de sopa de molho pesto* (opcional*)
  • nozes e manjericão seco para a decoração
* Usei o molho pesto como tempero; podem trocar pelo tempero que mais gostarem. Sugiro salsa ou coentros ou manjericão picadinho + sal + 1 fio de azeite + pimenta.
Confeção:
  1. Cortei as curgetes em fatias com a ajuda duma faca. Não é necessário ficarem perfeitinhas nem todas do mesmo tamanho. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  2. Numa tigela misturei bem o queijo quark, os ovos, 120g de queijo ralado e o molho pesto.

  3. Pus uma frigideira grande ao lume untada com azeite e também untei uma assadeira. Grelhei por cerca de 1 minuto de cada lado as fatias de curgete e fui colocando na assadeira, intercalando em camadas com o creme de queijo. Fiz 3 camadas, começando com curgete e terminando com creme de queijo.
     

     
  4. Espalhei 80 g de queijo ralado, algumas nozes partidas e manjericão seco.
  5. Levei ao forno até estar dourado.

Bom apetite!


0 Comentários