Copinhos de chocolate e manteiga de amendoim com recheio de queijo quark (saudável; "low cab"; low fat"; "fit";sem açúcar)

Aqui está sobremesa que vai conquistar até os mais séticos em relação ás sobremesas menos convencionais e até ao uso das farinha alternativas á de trigo.
Mais uma vez, usei nesta receita farinha de coco, pelas razões que já enumerei aqui no blogue várias vezes.
A farinha de coco, para além de livre de glúten e de baixo índice glicémico, é uma fonte poderosa de nutrientes para o nosso organismo. 
Riquíssima em fibras e até proteína, em cada 100g podemos encontrar 56g de fibra solúveis e 4g de fibras insolúveis. Isto explica a sua função extremamente importante na regularização do intestino e ainda garante saciedade por muito tempo.
Esta é de facto uma farinha muito usada por quem precisa de melhorar o funcionamento do intestino, como é o meu caso, também agrada a quem precisa de melhorar os índices de mau colesterol e ainda ajuda quem precisa de queimar gordura corporal, já que a sua alta concentração de fibras solúveis formam um gel no estomago que, não só promove a sensação de saciedade como já disse, também torna a libertação de glicose no sangue mais lenta, evitando os picos de insulina. É sem duvida uma das farinhas com menor índice glicémico, rica em triglicerídeos da cadeia média, que são metabolizados e rapidamente transformados em energia, não dando lugar a acumulação no tecido adiposo.

De lembrar que esta é uma excelente alternativa á farinha de trigo nas nossas receitas, no entanto, á que saber usa-la. Como é riquíssima em fibras solúveis, absorve os líquidos quase instantaneamente e em grande quantidade. Quando quiserem fazer esta substituição têm de ter em atenção este fator. Não é regra, é apenas uma estimativa, mas a cada caneca de farinha de trigo corresponde 1/3 de farinha de coco.


No entanto, a historia desta receita não passa só pelo uso da farinha de coco. Há uns tempos atras vi uma receita de snack do género "kinder delice" mas de manteiga de amendoim. O aspeto era absolutamente fantástico e logo pensei que os meus filhos iam adorar aquilo. Como de costume, escrevi tudo num papel para fazer logo que possível.
O "possível" era este fim de semana, mas, quando olhei com olhos de ver para a receita, abanei a cabeça e disse para mim mesma "isto tem de levar uma volta e daquelas boas!"
A realidade é que tinha quase meio pote de manteiga de amendoim, outro tanto de mel e, posto isto, uma quantidade de calorias que eu até tive medo de contar para não me assustar.
Também como de costume, ao lado de onde tinha a lista de ingredientes comecei a escrever as alternativas que ia usar. 
A determinada altura, na parte onde estava o chocolate que iria servir para fazer a cobertura (estávamos a falar dum snack), achei que também não queria usar aquele chocolate, Estamos mesmo em fase de #operaçãobiquiniemcurso, como diz a minha amiga Sílvia, e também o chocolate ia sair da minha receita. 
Bom, ás tantas já era impossível fazer os ditos snacks... Foi então que pensei em fazer os copinhos. Conheço bem a massa que ia preparar, conheço o seu comportamento no forno e sabia que ia conseguir fazer autênticos copos como os de chocolate para rechear.

Só falta mesmo falar das calorias com que ficaram os meus copinhos. Sem decoração, até porque cada um teria um valor diferente, cada copinho tem 126 calorias feito com os ingredientes que eu usei, ou seja, feito com stevia. Se fizerem com, por exemplo, mel, terão de acrescentar 72 calorias a cada copinho, o que faz 198 kcal. Aqui estão eles e espero que gostem.

Para 8 copinhos vão precisar de:
Bases
  • 2 maças pequenas /médias
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim ou amêndoa
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (mel, agave, geleias ou xaropes adoçantes, adoçante em pó ou liquido; usei stevia liquido em que 10 gotas correspondem a 1 colher de sopa)
  • 1/4 de caneca + 1 colher de sopa (75ml no copo medidor) de farinha de coco
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó (podem trocar por alfarroba)
Recheio
  • 500g de queijo fresco batido % mat. gorda (queijo quark)→está a substituir natas
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave, geleias ou xaropes adoçantes; usei stevia liquido)
  • 1 ml de aroma de baunilha (opcional; podem não colocar nada ou trocar por canela)
Decoração
  • cerejas, morangos, caramelo de manteiga de amendoim (receita em baixo) e/ou 20g de chocolate derretido com 1 colher de café de azeite ou óleo de coco

Confeção:
Descasquei as maças, parti em pedaços e coloquei num copo medidor alto. Tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 3 a 4 minutos. Retirei e reduzi a puré com a varinha mágica. Rendeu cerca de 230ml de puré de maça. Destes, apenas 200 foram para fazer as bases, o restante para o caramelo da cobertura. Se não vos der tanto, não há problema que só faz falta os 200ml.



Passei para uma tigela 200ml de puré de maça (ainda quente!), juntei a manteiga de amendoim e o adoçante. Misturei bem até estar num caramelo. 
Adicionei o cacau e a farinha de coco e misturei. Vão ver que a farinha absorve de imediato os líquidos e fica uma massa perfeitamente moldável. Parece mesmo plasticina e podem chamar as vossas crianças para a moldar, elas vão adorar. (Nota: esta massa dá ótimas bolachas!).




Fiz uma bola com a massa, dividi-a em 8 bocados e moldei cada bocado em forma de copo nas minhas formas de silicone. (Podem fazer nas normais mas terão de untar.) Espetei todos os copos com um garfo.
Levei ao forno pré aquecido a 180ºC por 20 minutos, mudando o tabuleiro para a prateleira mais baixa do forno a meio do tempo, para não queimar as bordas e também para a base ficar bem sequinha e estaladiça.
Retirei e deixei arrefecer (secar) por completo.




Entretanto misturei bem os ingredientes do recheio. Coloquei o creme na seringa de pasteleiro e enchi os copos.






Para a decoração, para além da fruta e do chocolate derretido, aproveitei o bocadinho de puré de maça que tinha. Juntei-lhe 1 colher de chá de manteiga de amendoim e outra de ingrediente adoçante. Misturei bem e fui juntando leite, 1 colher de chá de cada vez, até estar na textura de caramelo. 


Tão simples, tão bom....









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