Bolo mármore (sem farinha; sem glúten; sem açúcar; vegan)

Alguém por aí como eu tem uma perdição por bolo mármore? Bom, na verdade é um daqueles bolos que me remonta á minha infância. Não havia a variedade de hoje no que diz respeito a bolos, e o de mármore, bolo de fácil execução, estava muitas vezes presente nas feitas domesticas lá de casa. A minha mana mais velha era a que mais se dedicava á doçaria quando eramos pequenas, e das mãos dela saiam ótimos bolinhos de iogurte e laranja. O bolo mármore também era especialidade.
No entanto, os tempos mudam e este bolo simples, mas muito cheio de farinha, açúcar e manteiga, passou a ser "proibido" cá em casa. Ou melhor, era, porque entendi fazer uma versão sem farinha! Se é a mesma coisa? Não, claro que não. No entanto, eu até gosto mais!

O uso do grão na doçaria portuguesa não é novidade para ninguém. Tanta coisa boa se faz com esta fantástica leguminosa, riquíssima em fibras e proteínas. Porque não usar no bolo mármore?
Foi o que fiz. É um bolo baixinho, não é fofo mas sim húmido, ótimo para sobremesa, embora o seu valor nutricional esteja indicado para podermos usufruir a qualquer hora do dia, até mesmo ao pequeno almoço.





Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro)
  • 1 frasco de grão de bico (540g peso total; 400g peso escorrido) (não desperdiçar a água) (deve estar no frigorifico á pelo menos 2 horas)
  • 2 bananas
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante á escolha (usei 3 de mel e 3 de adoçante em pó)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim ou amêndoa 
  • 150 ml de aquafaba (água do frasco do grão) ou a mesma quantidade de claras de ovo (5 claras)
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
Para o molho de chocolate da decoração:
  • 50g de chocolate preto
  • 6 colheres de sopa de café ou descafeinado tipo bica

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Escorri o grão e coloquei a água numa tigela. Bati em castelo firme (é tal e qual como se fossem claras). Se não quiserem usar, é só fazer o mesmo com claras de ovo.
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC. Forrei uma forma de 22 cm de diâmetro com papel vegetal.
  3. Passei o grão para outra tigela e juntei os restantes ingredientes, á exceção do cacau. Triturei tudo com a varinha mágica até estar numa massa muito pastosa (podem fazer no processador de alimentos).
  4. Envolvi a aquafaba em castelo, aos poucos para não quebrar.
  5. Verti metade da massa obtida para a forma e á outra metade juntei o cacau. Envolvi cuidadosamente e verti sobre a mistura anterior.
  6. Levei ao forno por cerca de 1 hora. Deixei arrefecer dentro do forno.
  7. Desformei e decorei com molho de chocolate e café.
  8. Para o molho, fiz descafeinado instantâneo. Derreti o chocolate e misturei o café, aos poucos e mexendo bem até ter uma textura cremosa.
  9. Verti sobre o bolo e decorei com frutos silvestres congelados.














Tão bom estar de dieta...




Comentários